Cresan Butantã recebe centenas de pessoas em atividades de capacitação e conscientização no mês de abril

Atividades gratuitas tem o objetivo de conscientizar, capacitar e apresentar técnicas úteis para gerar renda ou se alimentar de modo saudável sem gastar muito

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou 15 atividades no último mês de abril na unidade Butantã do Cresan – Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional. Os encontros tiveram temática voltadas a alimentação saudável, oferecendo workshops e oficinas práticas com foco na geração de renda. Ao todo, 190 pessoas de diferentes idades participaram dos encontros.

A programação começou logo na primeira semana de abril, no dia 4, com a oficina de Macramê, realizada em parceria com o Teia Butantã, onde foi ensinado a oito pessoas, a produção de suporte para vasos de planta . Logo em seguida, no dia 06 de abril, ocorreu a visita de quatro universitários da faculdade do ABC, que puderam conhecer um pouco mais da estrutura do equipamento e aprofundar a discussão nos temas voltados a segurança alimentar e nutricional.

Já no dia 11, terça-feira, 12 alunos da EMEF Pedro Navas participaram da Oficina Alimentação Saudável, onde puderam aprender na prática, dicas de como tornar suas refeições diárias mais saudáveis e nutritivas, mantendo a consciência alimentar sobre desperdícios.

Também ocorreu no mês de abril a vistoria do Projeto Capim Santo, em parceria com o Instituto que leva o mesmo nome. O Instituto Capim Santo promove diversas ações mensalmente em conjunto com os Cresans com o objetivo de conectar pessoas em situação de risco e vulnerabilidade por meio da democratização da gastronomia para gerar mobilidade social.

Finalizando a primeira quinzena do mês, no dia 14, o Cresan promoveu o curso de Cozinha avançada, destinada ao público vegano e vegetariano. Com duração de 08h, os 25 participantes do curso tiveram acesso a dicas e receitas produzidas com alimentos de origem não animal, além do incentivo a exploração deste mercado para geração de renda.

Mais de 50 pessoas participaram da visita guiada à horta sustentável seguida de uma degustação de alimentos saudáveis, além das palestras ministradas pela nutricionista Luíza Araújo direcionadas ao tema. No dia seguinte, a programação contava com duas atividades: a palestra “Cuidados com a diabete: Dicas e Receitas com Luíza Araújo” em parceria com a UBS Vila Sônia, e Mentoria Coletiva, em parceria com o Teia Butantã. Voltadas ao direcionamento de empreendedores, as atividades contaram com a presença de 30 munícipes.

Encerrando este mês recheado de programações, foram realizados, respectivamente nos dias 25 e 26, os workshops “GOOGLE MEU NEGÓCIO” e “Vire a Chave”, em parceria com o Teia Butantã, que contou com a participação de 20 pessoas do mundo empreendedor. E no dia 27, a oficina “Faça e Venda – Pão de Mel” recebeu 15 pessoas que puderam aprender na prática esta receita, fomentando a geração de renda extra.

 

Por: João Pedro Benedetti

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais