Programa de qualificação profissional em tecnologia da Prefeitura recebe inscrições até essa segunda (8)

O Bolsa Tech oferece preparação para o mercado de trabalho, em aulas presenciais e on-line, e conta com bolsa-auxílio de R$ 673,79 para jovens de baixa renda. Atividade integra a programação do Mês do Trabalho.

 

Até essa segunda-feira, 8 de maio, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo recebe inscrições para o programa Bolsa Tech, voltado para jovens com idades entre 16 e 20 anos, em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, que ocorre em parceria com o Instituto Muda Brasil, oferece 500 vagas para o curso de qualificação e iniciação profissional para o mercado de trabalho com foco na área de tecnologia, além de ter acesso a atividades de desenvolvimento pessoal. Os participantes recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 673,79 e podem se inscrever pelo Portal Cate.

“Sabemos que é muito desafiador para os jovens hoje em dia conseguirem se inserir no mercado de trabalho ou iniciar numa profissão – no Brasil, 35,9% deles atualmente não trabalha e nem estuda, de acordo com o relatório da OCDE de 2022. Enquanto isso, o setor de tecnologia desponta como um dos que mais emprega e que está sempre buscando mão de obra qualificada. Por isso, oferecer essa oportunidade para pessoas com menos acesso a cursos como este, é uma maneira de prepará-los para um futuro com mais oportunidades de inserção no mercado”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A faixa etária do programa vai dos 16 aos 20 anos. Com duração aproximada de seis meses, o curso tem carga-horária de 20 horas por semana, sendo 16h no modelo à distância (EaD) e 4h presenciais semanais. O Bolsa Tech oferece aulas teóricas e práticas nas diversas áreas da tecnologia, como informática, programação e desenvolvimento de software, com foco em tecnologia da informação.

Além dos módulos tecnológicos, fazem parte da formação aulas de desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas, negociação, resolução de problemas complexos, educação financeira, noções básicas de administração e empreendedorismo. Os participantes ainda podem contar com mentorias com instrutores para auxiliar no desenvolvimento pessoal, presencialmente, de forma opcional.

Thiago Malta da Silva, um dos ex-alunos da primeira edição do Bolsa Tech, conta que antes do curso tinha muita dificuldade para se comunicar. “O Bolsa Tech me fez desenvolver não só as habilidades técnicas, mas também as comportamentais, as chamadas soft skills”. Sua parte favorita da grade curricular do curso era o design de software para páginas da web, a criação de sites. “Outra coisa que ajudava muito era a flexibilidade. Como parte do curso é on-line, eu podia realizar as atividades conforme tivesse tempo no meu dia”, complementa.

Atualmente, Thiago estagia na área de TI, no Observatório de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do município. “Acho extremamente importante a continuidade desses programas da Prefeitura para jovens como eu. Não é só pela ajuda financeira, apesar de ser sim muito necessário, mas principalmente pelo profissional que você pode se tornar com o curso e todas as portas que vão se abrir a partir dele”.

Para poder participar do programa, é necessário atender a alguns requisitos:
? Ter idade entre 16 e 20 anos;
? Ter aval do responsável legal, se for menor de 18 anos;
? Ser alfabetizado;
? Residir na cidade de São Paulo;
? Estar desempregado, sem receber seguro desemprego;
? Estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino de nível médio, inclusive profissionalizante;
? Ter a renda familiar “per capita” (por pessoa) de até meio salário mínimo mensal;
? Ter conhecimento básico em informática;
? Não estudar em período integral;
? Estar disponível para participar no contraturno escolar.

Após o período de inscrições, os candidatos também realizarão uma prova no dia 9 de maio. A convocação dos selecionados será entre os dias 11 e 12 de maio. O curso tem início no dia 15, do mesmo mês.

Conteúdos dos módulos

Módulo 1 – 100 horas
• HTML e CSS
• HTML5 e CCS3 Essentials
• Git Work Flow

Módulo 2 – 80 horas
• JavaScript completo ES6
• Java Script e Jquery
• Automação Front End com NPM Módulo 3 - 100 horas
• Bootstrap Bilder
• Web Developer essential Módulo 4 – 120 horas
• Ruby
• Capybara automatizando aplicações web
• Cucumber, Capybara e Rspec
• Continius Testing com Jenkins e Ruby
• Testando uma API Restful com Sinatra
• Automação de ponta a ponta em Java
• Appium com Robot Framework

Competências Socioemocionais - 60 horas
• Habilidades socioemocionais
• Importância das habilidades e competências socioemocionais
• Como o ensino pode colaborar no desenvolvimento do aluno
• Empatia, felicidade, autoestima e ética
• Habilidades do profissional do século XXI

Serviço

Bolsa Tech
Data:
até 08 de maio (segunda-feira)
Inscrição: Portal Cate
Prova: 9 de maio
Convocação: 11 e 12 de maio
Início do curso: 15 de maio

 

 Por: Camila Sales Machado

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais