Prefeitura vai criar 800 novas vagas para Programa Operação Trabalho (POT) Agricultura

O anúncio foi feito durante encerramento da Semana da Compostagem neste sábado (13)

Para incentivar ações agrícolas na cidade e continuar fazendo de São Paulo uma cidade sustentável, o prefeito Ricardo Nunes anunciou a ampliação de 800 vagas para o Programa Operação Trabalho (POT) Agricultura. O anúncio foi feito durante o  encerramento da Semana da Compostagem, neste sábado (13), no espaço Planta Feliz, em Parelheiros, zona Sul. 

“O POT é uma atividade muito importante. A Prefeitura faz um convênio com a pessoa por um ano e remunera em R$ 1.308 por mês. O programa ajuda a fixar as pessoas rurais na cidade, colabora com a economia circular, a preservação ambiental, o fortalecimento da agricultura orgânica e urbana, a compostagem. Atualmente, são 200 participantes, mas vamos ampliar para 1000, no total”, explicou Nunes.

O prefeito ressalta o compromisso da Prefeitura de continuar fazendo uma cidade sustentável. “São Paulo tem cinco locais de compostagens e ano que vem vamos fazer mais quatro. Nossa gestão tem um olhar sobre as questões da sustentabilidade, por exemplo,  a gente tem que ter 20% de ônibus que não podem ser a diesel, nosso Programa de Metas traz redução de orgânicos nos nossos aterros e uma série de ações que enfatizam a questão do meio ambiente e da sustentabilidade”.

Nunes cita a C40, organização que reúne as grandes cidades do mundo, da qual São Paulo faz parte, que estipulou uma meta de que as cidades evoluam e possam chegar a 30% de cobertura vegetal. “Nós temos 48,15% de área com cobertura vegetal. É bastante coisa e vamos manter fiscalizando e cuidando, incentivando ações que incentivem a agricultura urbana”.

O prefeito ainda anunciou outro evento que marca o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a sustentabilidade: a Virada ODS 2023 e disse que a Semana da Compostagem, realizada entre 7 e 13 de maio, é uma ação que se encaixa em diversos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).  

Pelo segundo ano consecutivo, o evento tem apoio institucional da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), por meio da equipe da Secretaria Executiva de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável (SECDS). Entre as ações de fomento estão a preservação da Mata Atlântica no extremo sul da capital e dos mananciais, adequação ao Plano de Metas da Prefeitura para atender ao pacto global dos Objetivos de Sustentabilidade da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), assim como o fortalecimento do Turismo Verde.

 

Sobre o POT Agricultura

Buscando modernizar e ampliar a agricultura paulistana, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, disponibiliza atendimento para agricultoras e agricultores de toda a cidade.

O Programa Operação Trabalho (POT) Agricultura integra as estratégias do Programa Sampa+Rural para o incentivo, fortalecimento e estruturação de locais de agricultura da cidade. O POT Agricultura tem como objetivo a formação de agentes de produção agroecológica, oferecendo qualificação profissional remunerada por meio de bolsas nas atividades de agricultura urbana e periurbana, com capacitação teórica e prática em agroecologia, boas práticas de cultivo, manejo do solo, preparação de mudas, poda e manejo de árvores frutíferas, produção e aplicação de bioinsumos, comercialização de produtos agroalimentares, entre outros.

Atualmente são 200 beneficiários distribuídos em toda a Capital, com a ampliação, o programa passará a ter mil beneficiários.
 
 

Sampa+Rural

Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do Programa Operação Trabalho (POT) na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital e de cinco estufas escola. No caso da Coordenadoria de Agricultura, que conta hoje com três Casas de Agricultura Ecológica (CAEs) nas zonas sul, leste e norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região centro, oeste e sul em sua porção urbana.

 
Desenvolvimento sustentável 
 
A Virada ODS 2023 será realizada nos dias 17 e 18 de junho na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú com diversos shows e palestras que incentivam a mobilização da sociedade em torno dos 17 objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas).  O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). 

Criada na gestão de Nunes, a Virada tem o objetivo de engajar a população em ações que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável na cidade de São Paulo, para juntos cumprir as metas da Agenda 2030. “Este ano, vamos ampliar a participação de toda a Prefeitura, além das subprefeituras. A Virada ODS é uma ação muito importante para a cidade de São Paulo”, disse o prefeito.