Observatório do Trabalho apresenta plataforma para aprimorar o planejamento das políticas públicas

O órgão da Prefeitura de São Paulo vem realizando uma série de oficinas para funcionários públicos que estão também disponíveis para o público

Na oficina do dia 10 de maio, o Observatório do Trabalho, da SMDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, reuniu servidores públicos de diversos órgãos e instituições para apresentar o SIG-WEB – Sistema de Informação Geográfica e como utilizá-lo. A ação faz parte de uma série de encontros, via Microsoft Teams, que vêm sendo promovidos pelo Observatório para divulgar pesquisas, análises e ferramentas que irão orientar o desenvolvimento de políticas públicas.

O secretário-adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior, deu início à reunião ressaltando os objetivos do Observatório. “É uma base de dados e informações que traz um suporte muito importante, não só para nós da SMDET como para todo o resto da Prefeitura de São Paulo. Procuramos nos aprofundar melhor no mercado de trabalho na cidade, para identificar possíveis oportunidades e entraves e, assim, implementar políticas públicas que de fato impactam a vida do cidadão”. Acesse o site para conhecer.

O SIG-WEB apresentado na última oficina é uma plataforma que concentra informações específicas sobre todo o território das cidades, muitas vezes em escala micro, focada em regiões, bairros ou mesmo ruas e quarteirões. Através de referências geográficas, ele incorpora diversas outras bases de dados, tais como: cadastro imobiliário, o zoneamento urbano, os patrimônios públicos, iluminação pública, meio-ambiente, etc. E, desta forma, permite também que o usuário combine esses diferentes dados, produzindo novas informações que, relacionadas espacialmente, proporcionam uma compreensão da realidade de uma forma muito mais ampla e eficiente.

O SIG estimula a criação de mapas temáticos, por meio dos quais é possível compreender a dinâmica espacial da população dentro do município, inclusive na geração de trabalho e renda. Durante a oficina, foi frisada a importância da integração entre as secretarias municipais e instituições públicas para conectar ações das diferentes áreas que geram impacto na vida do trabalhador, como transporte, moradia, saúde, meio ambiente, lazer, esporte e mais.

O ciclo de oficinas do Observatório do Trabalho visa fazer com que as informações não fiquem restritas à SMDET, democratizando o conhecimento que pode ser útil para estudantes e instituições de ensino, para o planejamento de empresas e diversos outros públicos. No canal da secretaria no YouTube, está disponível a aula que ensina a navegar e utilizar o SIG-WEB, assim como todas as edições anteriores (uma sobre o mercado de trabalho em geral e outra focada no audiovisual) – e também serão incluídas as próximas. Acesse pelo link.

 

 

 

Por Camila Sales Machado 

 

Siga a SMDET nas redes sociais