Programa Sampa+Rural reúne mantenedores e CEIs e produtores agroecológicos da zona leste para rodada de parcerias e aquisição de alimentos

Iniciativa tem o objetivo de incentivar a conexão entre as partes, resultando em geração de renda e mais qualidade na alimentação das crianças matriculadas

O programa Sampa+Rural, administrado pela Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou, junto à Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria de Educação, na última quarta-feira, 17 de maio, o segundo encontro regional de alimentação escolar e agroecologia para mantenedores de Centros de Educação Infantil (CEI) desta vez para os distritos de São Mateus e São Miguel. O objetivo foi conectá-los com os produtores apoiados pelo Programa na região para a criação de possíveis parcerias e negócios entre as partes.

Realizado em parceria com a CODAE - Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, o encontro contou com a presença de 16 entidades e produtores agroecológicos. A ideia é promover a conexão e o incentivo de negócios entre os agricultores e os CEIs envolvendo a venda direta de FLV para as entidades, para comporem a alimentação das crianças.

“Iniciativas como esta são bastante eficientes em diferentes meios de atuação, pois: fomenta e articula a geração de renda de agricultores urbanos; facilita o acesso das CEIs que buscam alimentos frescos e de qualidade; e também incentiva o consumo de frutas, legumes e verduras para as crianças, que desde cedo passam a ter hábitos adequados e uma dieta balanceada sem um custo elevado”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O encontro aconteceu no Viveiro Escola União de Vila Nova, administrado pelo coletivo Mulheres do Gau, que cedeu o espaço para a atividade. Ao final do encontro, os convidados puderam prestigiar o trabalho das agricultoras participando de um almoço especial com produtos cultivados no local.

Primeira edição
Realizado na Comuna da Terra Irmã Alberta, zona norte, a primeira reunião aconteceu em 26 de abril, reunindo 10 OSCs mantenedoras de 19 CEIs. O objetivo foi igualmente conectar os produtores da zona oeste com as entidades, promovendo uma rodada de negócios entre as partes.

Conheça o programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural promove ações que visam expandir e fortalecer a agricultura na cidade. São diversos serviços articulados, disponíveis para locais de agricultura de toda a cidade, como: Assistência Técnica e Extensão Rural com visitas periódicas de agrônomos, gestores ambientais e outros profissionais; , bolsas doPrograma Operação Trabalho (POT) Agricultura; disponibilização de tratores e outras máquinas de forma rotativa e gratuita; disponibilização gratuita de bioinsumos e outras técnicas sustentáveis, entre outros. Com o Programa, a Prefeitura irá estruturar 400 hortas e negócios rurais na capital.

Administrado pela Coordenadoria de Agricultura, que conta hoje com três Casas de Agricultura Ecológica (CAEs) nas zonas sul, leste e norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região centro, oeste e sul em sua porção urbana.

Saiba mais sobre o programa e seus projetos na plataforma www.sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais