São Paulo sedia competição para catar lixo com prêmio de R$ 5 mil e viagem ao Japão

Evento será realizado no bairro de Pinheiros, com a largada no Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa.

A cidade de São Paulo vai receber a primeira edição no Brasil do projeto SPOGOMI, uma competição que consiste na coleta e separação de lixo desenvolvida pela ONG Nippon Foundation, com foco em sustentabilidade e responsabilidade social. A iniciativa, que já conta com mais de 110 mil participantes em todo o mundo, vai premiar em R$ 5 mil a equipe vencedora, além da oportunidade de disputar a etapa global no Japão, com uma viagem toda paga.

A competição acontecerá no dia 28 de maio, entre 9h às 15h, na capital paulista. Formando grupos com três pessoas, as equipes percorrerão um trajeto pré-estabelecido de aproximadamente 1,5 km na região de Pinheiros e, acompanhados de monitores e equipamentos de proteção como pinças e luvas, terão 1 hora para coletar o máximo de lixo possível. A largada acontecerá no Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, Rua Sumidouro, 580, em Pinheiros, onde também será o ponto de encontro final, a pesagem e a premiação.

Na etapa brasileira, o SPOGOMI é realizado pela Agência Geek+ e a empresa B2F, em parceria com a Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

A Prefeitura de São Paulo tem apoiado cada vez mais iniciativas que promovam a sustentabilidade, a reciclagem e a economia circular da Capital. Essa é uma temática tão importante que atualmente contamos com diversas iniciativas que apoiam a coleta de resíduos e a reciclagem na cidade. Além disso, um dos focos do poder público é fomentar a geração de renda por meio deste trabalho e é justamente um dos papéis do SP Coopera. O nosso programa de cooperativismo não só promove um meio ambiente mais sustentável, como também apoia os trabalhadores paulistanos que desejam gerar renda e se qualificar por meio do cooperativismo”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O projeto foi idealizado em 2018 e o nome se dá pela junção das palavras japonesas “SPO”, que significa esporte, e “GOMI”, que significa lixo. Selecionada para sediar a primeira fase da SPOGOMI, São Paulo é a capital mais sustentável do Brasil, conforme os dados do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), ferramenta do Instituto Cidades Sustentáveis. O levantamento realizado no Brasil em 2022, mapeou o nível de engajamento das cidades nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e mostrou que em São Paulo 79% dos resíduos são coletados de forma seletiva, um número maior do que o estipulado pela ONU.

“Para garantir a manutenção da sustentabilidade, a Prefeitura de São Paulo investe diariamente em políticas públicas para o incentivo ao desenvolvimento sustentável e conscientização ambiental. A realização de um evento como o SPOGOMI no espaço do Hub Green Sampa é um marco para nós, já que o equipamento está instalado no histórico prédio do incinerador, onde antigamente era realizada a queima de lixo na capital e agora passa a ser um local de sustentabilidade”, explica o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Confira a programação:

• 09h30 - 11h - Receptivo de participantes e credenciamento
• 11h30 - Cerimônia de abertura
• 12h - Anúncio do local da competição e planejamento de estratégia
• 12h30 - 13h30 - Competição
• 13h30 - 14h - Separação do lixo
• 14h20 - Anúncio dos resultados
• 14h30 - Cerimônia de encerramento
• 15h - Fim da competição

Conheça a etapa Brasil do SPOGOMI: https://etapabrasil.spogomi.com.br/spogomi

 

Siga a SMDET nas redes sociais