Prefeitura de São Paulo realiza encontro para debater sobre a economia verde na cidade

Evento contou com apresentação de dados e roda de conversa com atores participantes do ecossistema

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou nesta quarta-feira, 07 de junho, o Diálogos sobre Economia Verde - Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável de SP, evento que teve como objetivo debater os dados e ações do setor na Capital. O evento ocorreu no Hub Green Sampa na data em que se comemora o Dia Nacional do Catador de Material Reciclável e na semana de celebrações do aniversário de dois anos do espaço.

A programação teve início com a oficina do Observatório do Trabalho: Atuação e Rendimento no Setor de Economia Verde. Na ocasião, a equipe do Dieese - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos apresentou os dados do setor. O levantamento apresentou que em 2021 havia 192 mil empregados formais na economia verde, o que representa 3,8% do total da cidade, sendo que as mulheres representam 16,2% dos empregos verdes da cidade.

“A Prefeitura de São Paulo está cada vez mais preocupada com o impulsionamento da economia verde, que engloba diversas atividades econômicas que contribuem com o desenvolvimento sustentável da cidade. A transferência de responsabilidade das cooperativas de reciclagem para a nossa Pasta, poderemos tocar a temática com um olhar mais atento à geração de renda destes trabalhadores e ao fortalecimento do setor”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A pesquisa também apresentou a distribuição de empregos verdes da cidade nos principais eixos. O setor de Agropecuária obtém 1,3% dos empregos verdes; o da Indústria e Infraestrutura conta com 39,2%; Comércio com 2,8%; Transporte com 49,1% e outros serviços com 7,6%.

A segunda atividade da tarde foi a Roda de Conversa com Cooperativas de Reciclagem. Durante o bate papo, mediado pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, os participantes puderam tirar suas dúvidas sobre a gestão das cooperativas na cidade e sobre o SP Coopera, programa de apoio ao cooperativismo da Prefeitura de São Paulo. Participaram do evento 25 cooperativas da cidade, que contam com cerca de 900 cooperados.

“O cooperativismo é uma forma de associação que propõe diversas maneiras de trabalho aos seus associados a fim de alcançar objetivos em comum, mas que também propõe um trabalho em conjunto. Precisamos atuar diretamente com o poder público para fortalecer a prática na cidade, aumentar nossa geração de renda e contribuir cada vez mais com a sustentabilidade da Capital”, afirma o Diretor Presidente Coopercaps e da Conatrec, Telinis Basílio (Carioca),

Durante o evento também foi anunciado o lançamento do Mapeamento de Economia Circular na cidade. Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o objetivo do questionário é conhecer os atores do setor para ampliação e fortalecimento de políticas públicas no município.

O questionário pode ser respondido pelo link.

 

Sobre o SP Coopera

O SP Coopera - Programa Municipal de Apoio ao Cooperativismo tem como objetivo promover a cultura cooperativista, incentivando a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural. Atua para fins de geração de renda focando no desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação de empreendimentos e assistência educativa e socioemocional.

O SP Coopera desenvolve instrumentos de intercâmbio para facilitar a troca de informações entre as cooperativas, estimulando a inclusão de pessoas capacitadas ou em situação de vulnerabilidade em novas frentes nas cooperativas já consolidadas, além de estimular a autogestão, incentivando práticas que desenvolvam sua capacidade de evolução e autonomia. Prestando apoio técnico, orientação jurídica e financeira, por meio de parcerias, às cooperativas e empreendimentos coletivos, a fim de potencializar seu desempenho e sustentabilidade econômica, contribuindo com o desenvolvimento das atividades cooperativistas no âmbito da cidade de São Paulo.

Mapeamento de Cooperativas
O mapeamento é uma das ações do Programa SP e tem como proposta apoiar quem se interessa em empreender de maneira coletiva e quer contar com uma rede de apoio para consolidar e fortalecer os negócios locais na cidade de São Paulo.

A proposta é coletar dados básicos de cadastro, contato de empreendimentos coletivos (formalizados e não formalizados), entender o quantitativo, bem como tipos e perfis de empreendimentos coletivos existente, mobilizar e sensibilizar os grupos de interesse para criação das novas cooperativas e fomento das cooperativas já existentes, além de compreender quem são os atores estratégicos do cooperativismo na cidade de São Paulo e qual o impacto da sua atuação.

Para participar, é só acessar este link. E para ter mais informações sobre o programa SP Coopera e o Mapeamento do Cooperativismo, entrar em contato: spcoopera@prefeitura.sp.gov.br.

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais