Ações de empregabilidade e geração de renda da Prefeitura são apresentadas a empresas do setor de limpeza e conservação

O encontro teve o objetivo de aproximar os setores público e privado para ampliar a inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social

 


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promoveu nesta terça-feira, 13 de junho, um encontro com empresas associados ao Siemaco - Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo. A reunião na sede do Siemaco, na zona central, teve o objetivo de aproximar os setores público e privado para ampliar a inserção no mercado de trabalho de pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.

“A Prefeitura de São Paulo tem intensificado os esforços para implementar ações que promovam a reinserção de pessoas em situação de rua na sociedade. A empregabilidade é uma delas e por isso o encontro com o Siemaco se torna uma oportunidade de ampliar a disponibilidade de vagas em nossa rede de posto do Cate”, salienta o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior, que em sua explanação no encontro destacou a atuação do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo.



Na oportunidade, a equipe técnica do Cate esteve também presente para atender e tirar dúvidas dos representantes das empresas. O Cate, que possui 27 unidades na Capital e também atua com quatro Cates Móveis, disponibiliza estrutura gratuita para a realização de processos seletivos, com técnicos especializados em seleção de todos os portes.

O evento contou também com a participação do secretário-executivo municipal de Gestão de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, que explicou para o público o programa Reencontro. “Este programa foi um pedido do prefeito Ricardo Nunes a fim de promover ações efetivas para auxiliar as pessoas em situação de rua. O Reencontro atua em três frentes com a finalidade de estimular novos vínculos com abordagem social qualificada; auxílio com moradia, sejam por locações sociais ou na Vila Reencontro, espaço planejado de residência temporária para famílias, entre outros. Também o programa possui o eixo oportunidades atuando diretamente com a Smdet na oferta de qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho”, afirma.

Durante a apresentação, as empresas também puderam conhecer o POT – Programa Operação Trabalho, que possui atualmente cerca de 6 mil beneficiários. Os participantes atuam em frentes de trabalho em áreas como zeladoria, atividades administrativas, orientação em telecentros, entre outros, além de contar com qualificação profissional em preparação à volta ao mercado formal. Os beneficiários contam ainda com bolsa auxílio de R$ 923,95 e R$ 1.386,00, que varia conforme a carga horária de 20 horas ou 30 horas semanais, respectivamente.

“É muito importante essa oportunidade de estarmos juntos hoje para contribuir para melhorar a cidade de São Paulo. Tomei conhecimento dos projetos da Prefeitura e vimos com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico a importância de buscar esse apoio com novas vagas de emprego, que podem surgir entre nossos associados”, ressalta André dos Santos, presidente do Siemaco.

Para oferecer vagas no Cate basta fazer contato pelo email solicitacaodevagas@prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone 11- 3357-2400.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais