Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda se reúne para debater plano de ação do colegiado

O encontro periódico visa ampliar o diálogo entre os participantes focando na geração de emprego e renda na Capital

Nesta segunda-feira, 19 de junho, membros do Conter - Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda participaram de uma reunião on-line para dar andamento as atividades do colegiado. Entre as pautas discutidas pelo grupo, que é presidido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está a elaboração de textos para o plano de ação do conselho. O Conter atua desde 2021 na cidade e é responsável por orientar e controlar o Funter - Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.

O plano de ação está dividido em três blocos, sendo o de Gestão focado em aumentar a participação na cidade do Sine – Sistema Nacional de Emprego, do governo federal, no total de admissões no mercado de trabalho formal por meio da gestão e manutenção de unidades de atendimento. Na Capital, o Sine é representado pelas 27 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, que disponibilizam serviços como busca por vagas de emprego, habilitação do seguro-desemprego, formalização do MEI – Microempreendedor Individual, entre outros. Também estão contemplados no plano ação o fomento a geração de emprego e renda para pessoas em vulnerabilidade social e a qualificação profissional.

Integraram a reunião a coordenadora do Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Priscila Rodrigues, que também é secretária-executiva do conselho, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga-SP), Álvaro Furtado, representando o Fecomércio SP - Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, Jaime Vasconcellos dos Santos, pelo mesma entidade, entre outros membros.

“Estamos na etapa de elaboração e discussão do plano de ação, no entanto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em seus diversos programas, tem intensificando atividades para auxiliar as pessoas em maior vulnerabilidade social. Entre elas, na região do Centro Histórico de São Paulo, serão inseridos nos próximos dias cerca de 500 pessoas, advindas do Programa Bolsa Trabalho, parceria com o Governo do Estado, no Programa Operação Trabalho. Os beneficiários atuarão em prol da zeladoria e limpeza desta região”, afirma.

Funter

O Funter tem a finalidade de financiar programas, projetos, ações e serviços do Sine - Sistema Nacional de Emprego, ligado ao governo federal, bem como custear as despesas com organização, implementação, manutenção, modernização e gestão deste sistema.

O Fundo Municipal é vinculado e administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Coordenadoria do Trabalho, e acompanhado pelo Conter. O Conselho é composto por 12 membros titulares em igual número de representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais