SP Gastronomia conta com apoio da Prefeitura para fomentar o desenvolvimento do setor

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho oferece oportunidades a pequenos negócios e produtores artesanais para participar do evento

De 29 de junho a 2 de julho será realizada na Capital a primeira edição do SP Gastronomia, no Parque Villa-Lobos, evento que concentra restaurantes de alta qualidade, chefs consagrados, pequenos produtores e diversos atores do setor, com o apoio da Prefeitura de São Paulo. A iniciativa contará com a participação de programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho como o Cozinha Escola, que capacita a população em uma das áreas que é vocação da cidade e se destaca pela empregabilidade.

“Muitas pessoas esquecem que a gastronomia também faz parte da economia criativa, sendo inclusive um dos pilares do segmento. São Paulo é uma das cidades com a culinária mais diversa, saborosa e inovadora no mundo inteiro. Em eventos como esse, nosso esforço é para reconhecer e fomentar ainda mais essa cadeia gastronômica e também a agrícola do município, dando apoio a pequenos produtores”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Este apoio ocorre por meio da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, e do Observatório da Gastronomia, ambos vinculados à Secretaria, que além de marcar presença, também desempenharam um papel de suporte e consultoria na organização do SP Gastronomia. A Fundação Paulistana, também da Prefeitura, está no evento como patrocinadora, além de acompanhar a parte técnica de alunos egressos do Programa Cozinha Escola, que terão a oportunidade de trabalhar durante o evento, como experiência prática do aprendizado nos cursos.

Seleção de expositores

Quem visitar o evento encontrará, entre outras atrações, os restaurantes Capim Santo, da chef Morena Leite, Espaço Arimbá, da chef Angelita Gonzaga, e Família Kariri, da chef Fran, selecionados em ação da Prefeitura de São Paulo. O chef Vinícius Rojo, que é membro do Observatório da Gastronomia, também estará presente. Em eventos como este, além de indicar, a entidade também contribui na divulgação e presta suporte aos candidatos no processo de inscrição e envio de documentos.

Já a Ade Sampa levará ao Parque Villa-Lobos produtores alimentícios familiares e artesanais, como expositores. Ao todo, 17 microempreendimentos irão oferecer seus produtos orgânicos, petiscos, antepastos, salgados, condimentos, molhos, geleias, doces, bolos, chocolates, sorvetes, frutas, grãos e até sucos e cachaças. O Observatório da Gastronomia também foi responsável por apontar alguns destes, como o Recanto Jakinha Orgânicos, o Recanto Magini e o Rancho Inhame Bravo.

Oficinas gastronômicas

O público também pode participar de oficinas oferecidas pela Ade Sampa no evento, durante o final de semana. Na sexta-feira (30), das 17h às 18h, a produtora agroecológica especialista em Plantas Alimentícias Não Convencionais de Parelheiros, junto ao chef Gustavo Rodrigues, nascido e criado na mesma região, apresentam “As PANCs no mundo caipira”. Com o preparo de uma receita de Pastéis de Angu recheados com coração de bananeira e carne, a aula demonstrativa é seguida da degustação do prato. Ao final da aula será sorteado um prato no stand do restaurante Lobozó no SP Gastronomia.

Já no sábado (01), das 13h às 14h, a oficina “Realixo e Sítio Sampa: Economia circular e regenerativa para todos” vai abordar a produção e armazenamento de hortaliças e temperos, além de trazer características do método de produção orgânico e a importância da destinação dos resíduos orgânicos das cozinhas (de casa ou restaurante) para a compostagem. Quem apresenta são Guilherme e Vivian Schoeffer (Sítio Sampa) e João Baptista M. Alencar (Realixo), ambas startups aceleradas pelo Programa Green Sampa.

Outras atrações

A Prefeitura da capital conta com um estande próprio no SP Gastronomia para oferecer informações e serviços sobre programas gratuitos, roteiros e pontos turísticos da cidade.

Além das iniciativas públicas, os participantes terão acesso a restaurantes que passaram pela curadoria da jornalista gastronômica Luiza Fecarotta, como o HotPork, dos mesmos donos da Casa do Porco, os chefs Jefferson Rueda e Janaína Rueda; Nelita, Mag Market e Riso.e.Ria, da chef Tássia Magalhães; Osso, do chef peruano Renzo Garibaldi; Tasca da Esquina, do premiado chef lisboeta Vitor Sobral; Dalva e Dito, do chef Guerra; Più, do chef Marcelo Laskani; entre outros.

O público ainda vai poder se divertir com shows de Arnaldo Antunes (29/6), Acadêmicos do Baixo Augusta com participação de Simoninha (30/6), Ritaleena e Acadêmicos do Grande Rio (1/7), Mariana Aydar e Toni Garrido (2/7) no palco TIM 5G.

Serviço:

SP Gastronomia
Dias: 29/06 a 02/07 (quinta-feira a domingo)
Local: Parque Villa-Lobos
Endereço: Av. Prof Fonseca Rodrigues, 2001.
Horários: Quinta-feira, das 17h30 às 22h; Sexta-feira, das 16h às 22h; Sábado e Domingo, das 12h às 22h
Mais informações em: www.spgastronomia.com

Oficinas gastronômicas
Dia 30/06 - 17h às 18h
Oficina 1: As PANCs no mundo caipira. Por Gustavo Rodrigues e Valéria Macoratti
Dia 01/07 - 13h às 14h
Oficina 2: Realixo e Sítio Sampa: Economia circular e regenerativa para todos

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais