Parque Ceret recebe neste sábado (1º/7) atividades gratuitas de encerramento da Semana do Cooperativismo

A data também é conhecida por ser o Dia C, dia de cooperar, em que entidades do meio realizam ações voluntárias para a população. O público terá acesso a feira de artesanato e de gastronomia e oficinas sobre lixo eletrônico e educação financeira.

 

A Prefeitura de São Paulo encerra neste sábado, 1º de julho, a Semana do Cooperativismo 2023, com diversas atividades gratuitas no Parque Ceret, na zona leste da cidade. Das 9h30 às 15h, o público terá acesso ao Mutirão SP Coopera - Dia de Cooperar, que integra as ações da semana e celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, data instituída há quase 100 anos pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

Os visitantes poderão contar com diversos serviços gratuitos como orientação sobre educação financeira e sobre o descarte correto de lixo eletrônico, serviços de saúde, feira de artesanato do Mãos e Mentes Paulistanas, feira gastronômica, diversos cursos e oficinas. Além disso, haverá também orientação e atendimento aos trabalhadores e empreendedores por meio do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento. Ainda será possível participar de orientações no Espaço PET, com produção de roupas e adereços para bichinhos de estimação.

Ao longo desta semana foi realizada vasta programação a fim de ampliar o conhecimento do público sobre o tema, assim como das ações que a administração municipal promove para fomentar o cooperativismo. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio do SP Coopera, programa municipal de apoio ao cooperativismo paulistano.

“Vamos encerrar essa semana, trazendo atividades para público e com isso aproximar todos do tema do cooperativismo, setor com muitas oportunidades e que ajuda na geração de trabalho e renda. A cidade de São Paulo conta com mais de 800 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios do Brasil. Este quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os diversos trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda” declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Durante a programação, que foi iniciada na segunda (26), foram realizadas ações de sensibilização, com distribuição de folhetos e pesquisas do setor, em pontos como Avenida Paulista, pela região do Tatuapé, Santana, Santo Amaro e Pinheiros. Também foram promovidas lives sobre a área com temas como “Economia Criativa e o Cooperativismo”, palestra sobre “Regularização e Formalização de Cooperativas”, que teve como objetivo orientar e tirar dúvidas dos cooperados na formalização e gestão de seus negócios.

Integraram ainda a Semana do Cooperativismo visitação a cooperativas de reciclagem como a “Rainha da Reciclagem”, que conta com diversos trabalhos sociais envolvendo economia solidária e a reabilitação de dependentes químicos e também na Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus. Outro ponto que esteve aberto para visitação foi a Cooperativa de Reciclagem Crescer, que atua com a coleta em condomínios residenciais, comerciais, empresas, indústrias e escolas; triagem, prensagem e comercialização dos materiais coletados; além da implantação de coleta seletiva em escolas, empresas e condomínios.

Serviço

1º de julho - sábado
Mutirão | Dia de Cooperar (Dia C)
Horário: 09h30 às 15h
Serviços gratuitos no local:
• Educação financeira
• Feira de Artesanato Mãos e Mentes Paulistanas
• Feira gastronômica
• Ações esportivas e culturais
• Espaço PET (produção de roupas e adereços)
• Atendimento ao trabalhador e empreendedor com Cate Móvel e Ade Sampa
Local: CERET - Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador
Endereço: Rua Canuto Abreu, s/n - Jardim Anália Franco

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais