Prefeitura de SP atinge a marca de 5 mil artesãos credenciados

O programa Mãos e Mentes Paulistanas atua por diversos eixos, fortalecendo a economia da cidade

A Prefeitura de São Paulo atingiu a marca de 5 mil artesãos credenciados no Mãos e Mentes Paulistanas, programa municipal de apoio ao artesanato e manualidades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O programa já realizou mais de 300 feiras presenciais, além de participar de grandes eventos do setor como a Mega Artesanal e o Salão do Artesanato. A iniciativa conta também com quatro espaços fixos de comercialização, sendo três quiosques e uma loja, todos localizados em grandes centros comerciais.

Durante o primeiro semestre de 2023, os artesãos credenciados pela iniciativa venderam mais de R$ 350 mil por meio dos espaços e pontos de comercialização promovidos pelo programa.

“O artesanato é uma das vocações da cidade de São Paulo que gera renda a milhares de pessoas e tem potencial enorme de crescimento. Por este motivo, a Prefeitura de São Paulo tem buscado impulsionar o setor, promovendo cada vez mais ações de acesso ao mercado e qualificação, para que estes empreendedores tenham seu trabalho valorizado e participem ativamente do desenvolvimento econômico da Capital”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Eixos de Atuação

O Mãos e Mentes atua por três eixos principais, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor; a promoção de cursos e oficinas de capacitação empreendedora; e o acesso ao mercado e participação em eventos. Para utilizar os serviços e recursos oferecidos, é necessário estar credenciado no programa.

Promoção de feiras e eventos

O programa realiza diversas feiras na capital, incluindo algumas fixas, como é o caso das feiras de artesanato realizadas no Mercado da Penha, no Mercadão das Flores e no Sacolão da Freguesia do Ó, que acontecem aos finais de semana.

Curso de empreendedorismo para artesãos

Mais de 2 mil alunos já concluíram o curso de qualificação empreendedora, totalmente gratuito com aulas on-line. São 850 vagas para artesãos e manualistas da Capital, que contam com uma capacitação completa voltada ao empreendedorismo e à gestão.

Com duração de dois meses, totalizando 30 horas de aula, e totalmente gratuito, a formação acontece em uma plataforma digital, sendo 100% on-line, com acompanhamento de monitores especializados que facilitam a interação e o uso da tecnologia, mesmo para aqueles que não estão familiarizados com ferramentas virtuais.

Os encontros abordam temas essenciais para fortalecer o negócio artesanal como vendas on-line, precificação, elaboração do plano de negócio, desenvolvimento de coleção, gestão financeira, planejamento de futuro, controle de produção, formalização e parcerias.

O curso pode ser feito em qualquer dia e horário da semana, mas também oferece aulas on-line ao vivo com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes. Durante toda a jornada de aprendizado, o participante é acompanhado pela equipe de monitoria do programa, que oferece mentorias e revisão do conteúdo semanalmente.

Pontos de vendas oficiais

Após a conclusão do curso de qualificação empreendedora, os artesãos e manualistas da cidade de São Paulo têm a oportunidade de expor e comercializar nos pontos de venda oficiais do programa.

Para participar, além de já ter concluído o curso de qualificação, o artesão deve também estar credenciado no programa; ser Microempreendedor Individual (MEI); ter disponibilidade de trabalho voluntário em escalas pré-definidas; e oferecer produto artesanal produzido pelo próprio artesão. A seleção dos participantes é feita por uma curadoria.

Durante o período de participação, os vendedores aprendem técnicas de venda, organização de vitrine e ainda têm a oportunidade de integrar uma comunidade de artesãos da cidade.

São três quiosques fixos e uma loja presentes em pontos estratégicos da cidade. Os quiosques ficam localizados no Shopping Center Norte, na zona norte; no Mercadão das Flores, zona oeste; e no Shopping Metrô Itaquera, zona leste da cidade. Já a loja está presente no Shopping Center 3, esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, dois símbolos culturais e econômicos da cidade.

Serviço

Atendimento aos artesãos e manualistas do Programa Mãos e Mentes Paulistanas:

Acesse: www.prefeitura.sp.gov.br/maosementes

 

Siga a SMDET nas redes sociais