Região central recebe nesta segunda (24) mutirão de emprego da Prefeitura com mais de 500 vagas para pessoas com deficiência

O Contrata SP vai até as 17h na Praça das Artes e é parte da celebração dos 32 anos da Lei de Cotas

Já começou, nesta segunda-feira (24 de julho) a 15ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência, em celebração aos 32 anos da Lei de Cotas. O mutirão de empregabilidade da Prefeitura de São Paulo conta com mais de 500 vagas de emprego para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. O evento ocorre até as 17h, na Praça das Artes, no Vale do Anhangabaú, região central.

“A preocupação com a empregabilidade de pessoas com deficiência jamais pode passar batida pela administração pública. Os dados mais recentes mostram que a cada quatro pessoas com deficiência no país, apenas uma está empregada. Para reverter este cenário na nossa cidade, vamos nos empenhar cada vez mais nesse trabalho de trazer vagas e dar suporte para essas contratações. São 15 edições realizadas, mas ainda é necessário manter o diálogo com as empresas para ampliar a inclusão e diversidade no mundo corporativo”, diz Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

São oportunidades nas áreas de comércio, serviços e saúde com salários que variam entre R$ 660 (aprendiz) a R$ 8.287. Há vagas para todos os níveis de escolaridade, tendo oportunidades para aprendizes, estágios e vagas efetivas. Até as 11h da manhã, já haviam passado mais de 150 pessoas pelo cadastro.

No vão de entrada da Praça das Artes, equipes de recursos humanos de 40 empresas como Ultrafarma, Hospital Beneficência Portuguesa, Assaí Atacadista, Oxxo, Carrefour, Coca-Cola Femsa Brasil e Italac atendem aos interessados, promovendo etapas de processo seletivo.

Entre as oportunidades estão 153 vagas para o setor de supermercados e atacadistas em cargos como estoquista, operador de loja, caixa, repositor, atendentes, entre outros. Outro setor com significativa oferta de vagas é da saúde com 82 posições em atividades como auxiliar de enfermagem, auxiliar administrativo, auxiliar de farmácia, controlador de acesso e analista clínico.

O Contrata SP - Pessoa com Deficiência é uma iniciativa das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que desde 2017 busca inserir profissionais com deficiência no mercado de trabalho, aproximando o público-alvo e recrutadores em um mesmo espaço.

O evento contou com a visita do prefeito Ricardo Nunes e da secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, entre outras autoridades. A secretária também destacou a importância da participação das empresas no evento e os esforços conjuntos para ampliar a empregabilidade e geração de renda. "Trabalhamos de forma intersecretarial a fim de auxiliar na inserção das pessoas com deficiência seja no emprego formal como por outros canais. Desta forma, por meio do Programa Operação Trabalho gerido por SMDET, iremos desenvolver um projeto que insira as mães de pessoas com deficiência na geração de renda ainda neste ano", salienta a secretária.

Suporte

No local, os candidatos com deficiência auditiva e surdos contam com intérpretes de Libras e suporte da CIL - Central de Intermediação em Libras da Prefeitura de São Paulo.

O público também tem à disposição a equipe técnica para tirar dúvidas sobre currículo e comportamento em processos seletivos. As atividades são desenvolvidas pela equipe do programa Elabora, da Fundação Paulistana, também ligada à administração municipal.

Entre os que estavam sentados aguardando mais uma entrevista, Brena Garcia usa aparelho auditivo e disse que tinha dificuldade em processos seletivos quando as pessoas não falavam alto o suficiente. “Muitas empresas já me descartavam automaticamente porque não queriam oferecer essa acessibilidade. Agora está sendo muito diferente, nunca tinha visto uma entrevista assim aberta, com estandes de quarenta e cinco empresas realizando os processos simultaneamente. Sinto que dá mais abertura para as pessoas com deficiência e faz com que elas se sintam mais acolhidas”.

Sobre a Lei de Cotas

Sancionada em 24 de agosto de 1991, a Lei de Cotas estabelece, obrigatoriamente, que empresas com mais de 100 colaboradores contratem profissionais com deficiência, obedecendo ao percentual que varia de 2 a 5% de acordo com número de empregados. De 201 a 500 funcionários a cota é de 3%, de 501 a 1000 funcionários, cota de 4% e, de 1001 em diante, a cota é de 5% dos colaboradores.

A criação da lei está associada ao fortalecimento da equiparação de oportunidades e se transformou em um marco legal importante para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A cidade de São Paulo vem contribuindo para a valorização da inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A ação também faz parte do Programa de Metas: Iniciativa g) da Meta 57. Ações como o Contrata - SP - Pessoa com Deficiência e o Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência são fundamentais para ampliar esse acesso.


Serviço:

Contrata SP – Pessoa com Deficiência

Dia: 24 de julho – segunda-feira
Horário: até as 17h
Local:
Praça das Artes, no Vale do Anhangabaú (próximo ao Metrô São Bento, linha azul)

Levar RG, CPF e a carteira de trabalho (aceita modelo digital), laudo médico com data válida, além de cópias do currículo.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais