Prefeitura realiza evento para celebrar Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Cerimônia premiou mulheres das diferentes áreas de atuação e homenageou a escritora Ruth Guimarães

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entregou o primeiro Prêmio Ruth Guimarães para mulheres emblemáticas em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. As premiadas integram as mais diversas áreas de atuação nos setores público, privado e no empreendedorismo feminino que desempenham um papel fundamental na luta por um mercado de trabalho justo, igualitário e contra o preconceito.

A cerimônia, que aconteceu na última terça-feira (25), no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, contou com a presença de autoridades municipais, além de intervenções artísticas como balé, desfile de moda, apresentações musicais e a exposição de um acervo de Ruth Guimarães. Além disso, o evento também homenageou Silvana Bento, acelerada pela terceira edição do Programa Vai Tec com sua empresa Trucss, uma marca de roupas íntimas produzidas para mulheres trans.

“A Prefeitura de São Paulo trabalha diariamente pensando no apoio, inclusão e suporte das paulistanas, que representam uma grande parte da economia da cidade, seja por meio do trabalho de carteira assinada ou por meio do empreendedorismo. Homenagens como esta que foi feita são fundamentais para que possamos reconhecer o trabalho de outras mulheres, além de impulsionar e inspirar outras”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
A principal homenageada do evento e que deu o nome ao prêmio, a romancista Ruth Guimarães, é uma das mais importantes escritoras negras brasileiras com obras que possuem traços do realismo fantástico e valorizam a cultura regional. Seu livro mais famoso é o romance “Água funda”. Formada pela Universidade de São Paulo, Ruth Guimarães foi professora por mais de 35 anos e em 2008 ocupou a cadeira 22 na Academia Paulista de Letras.

“Esse dia tão representativo nos levou para um momento de reflexão e valorização das conquistas e lutas dessas mulheres, que enfrentam desafios únicos na sociedade. É importante reconhecer a contribuição de cada uma para o avanço social e econômico, especialmente no empreendedorismo. Premiar essas mulheres é incentivar a quebra de barreiras e fortalecer a representatividade, além de impulsionar a diversidade e o desenvolvimento da nossa cidade”, pontua a diretora da Ade Sampa, Musa Miranda.

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais