Prefeitura de SP convoca para os dias 8 e 9 de agosto 1,3 mil mulheres pré-selecionadas para o programa Mães Guardiãs da Alimentação Escolar

As pré-selecionadas precisam levar documentos comprobatórios em uma das 16 unidades do Cate disponibilizadas para este atendimento. As mães que estiverem aptas terão direito a um benefício mensal no valor de R$ 1.386.


A Prefeitura de São Paulo divulga nesta terça-feira, 8 de agosto, a lista de mães e mulheres da comunidade escolar pré-selecionadas para participar do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs, na modalidade Guardiãs da Alimentação Escolar. São 2 mil vagas que serão preenchidas gradualmente ao longo do ano. Neste momento estão sendo convocadas 1.387 mulheres para apresentação de documentos comprobatórios, com cópia simples, para confirmar as informações fornecidas na inscrição on-line. A lista pode ser conferida neste link.

“Vamos iniciar uma nova fase do programa Mães Guardiãs, agregando a iniciativa do cultivo de hortas nas escolas, um trabalho já realizado pela Secretaria Municipal de Educação, que agora passa a contar com esse auxílio. O novo grupo também terá apoio da nossa Coordenação de Agricultura, que levará a expertise técnica para ampliar a produtividade desses espaços de cultivo de alimentos”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

As mulheres precisam se dirigir a uma das 16 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, nos dias indicados, das 8h às 16h, munidas de documentos pessoais e que comprovem o perfil exigido do programa como ter idade entre 18 e 59 anos, ser moradoras da Capital, estar desempregadas há mais de quatro meses e não estar recebendo neste momento o seguro-desemprego.

Outras exigências são renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família e ter filho matriculado na rede municipal de ensino ou pertencer à comunidade escolar, como avós, cuidadoras e responsáveis legais pelos bebês, crianças e adolescentes matriculados na rede municipal. Também serão analisados a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19, entre outros documentos.

As mulheres atuarão no projeto pelo período de 12 meses, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. As beneficiárias que passarem na seleção irão atuar em equipamentos como EMEIs, Ciejas e CEIs distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na Capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades.

A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.

POT Mães Guardiãs

Com a nova etapa, o POT Mães Guardiãs foi ampliado de 5 mil vagas para 7 mil. As beneficiárias atuam na rede municipal de ensino em atividades de melhoria de convivência escolar, busca ativa para evitar a evasão escolar e agora junto a hortas pedagógicas. As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.386 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia.

A iniciativa realizada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Educação teve início em 2021, durante a volta às aulas na rede municipal de ensino, na fase crítica da pandemia, com o objetivo de garantir a aplicação dos protocolos de saúde aos alunos. No POT Mães Guardiãs da Alimentação Escolar as beneficiárias irão atuar no apoio das atividades escolares nas hortas mantidas pelas unidades, contribuindo com a conscientização dos alunos sobre problemas ambientais, questões de sustentabilidade, além de melhoria de hábitos alimentares saudáveis. Elas também atuarão na disseminação de uma cultura de paz e não violência, acolhimento dos estudantes e estreitamento de laços entre unidades escolares e comunidades.


Serviço

Convocação de pré-selecionadas do POT Mães Guardiãs (Guardiãs da Alimentação Escolar), As candidatas também receberão contatos via SMS e email.

Lista de pré-selecionadas neste link

Dias: 8 e 9 de agosto
Horário: 8h às 16h

Locais:
Cate Central - Av. Rio Branco, 252
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Cate Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Parelheiros - Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252
Cate Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto, 54
Cate Vila Prudente - Av. do Oratório, 172
Cate Lapa - Rua Guaicurus, 1000
Cate Pirituba - Av. Dr. Felipe Pinel, 12
Cate Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Jaraguá - Estrada de Taipas, 990
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Cate Guaianases - Rua Hipólito de Camargo, 479
Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064


Pré-requisitos para participar da seleção:

• Ter entre 18 e 59 anos;
• Residir na cidade de São Paulo
• Estar desempregada há mais de quatro meses e não estar recebendo seguro-desemprego;
• Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família;
• Estar com a situação cadastral do CPF regular junto à receita federal, entre outros.

 

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais