Trucss, projeto acelerado pela Prefeitura de SP recebe premiações em Cannes

Empresa voltada a produção de roupas íntimas para mulheres trans recebeu dois prêmios no mais importante festival de publicidade do mundo

 

No último mês de junho, entre os dias 19 e 23, foi realizada a 70.º edição do Festival de Criatividade de Cannes, na Riviera Francesa. Considerado como o “Oscar” do mundo publicitário, o festival busca dar reconhecimento por meio do crivo de um comitê de jurados, aos melhores trabalhos criativos realizados por empresas do mundo todo. 

Premiada duplamente na edição deste ano em Cannes, Silvana Bento, ou Silvana “Trucss” como é conhecida, há quatro anos participava da terceira edição do programa de aceleração de negócios Vai Tec, promovido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Desde então, a Trucss cresceu exponencialmente, tendo participado de outros projetos de aceleração, de eventos de alta visibilidade nacional e até programas de televisão, os quais a trilharam até o momento atual. 

O Vai Tec está atualmente em sua oitava edição, e tem como principal objetivo fomentar e ajudar a tirar um negócio do papel e fazê-lo crescer, principalmente os negócios advindos da periferia. O Vai Tec auxilia jovens a criar, desenvolver, validar e impulsionar empreendimentos inovadores e que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócio, com potencial de desenvolvimento local e a geração de emprego e renda na periferia da cidade de São Paulo.

"O Vai Tec apoia os jovens de regiões vulneráveis e incentiva grandes atuações sociais e econômicas. O processo de aceleração é composto por diversas atividades, como oficinas e assessorias,  que são fundamentais para que os empreendedores alavanquem o seu projeto. Ou seja, os acelerados recebem todo suporte necessário para se desenvolver, crescer, potencializar e tornar o seu negócio grande reconhecido mundialmente, como é o caso da Silvana", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Para participar do Vai Tec, os projetos devem atuar com a tecnologia como parte integrante do escopo de conhecimentos, ferramentas e técnicas, derivados da ciência e da experiência prática, que é usado no desenvolvimento, projeto, produção, e aplicação de produtos, processos, sistemas e serviços. As tecnologias aplicadas são da Informação e Comunicação (TIC), Sociais, Ambiental e de Processos. Além do aporte financeiro injetado ao longo do programa, os empreendedores participam de diversas oficinas de capacitação e assessorias e também contam com o acesso a uma vasta rede de networking. 

“O principal objetivo do Vai Tec é o de incentivar e fomentar o desenvolvimento de negócios tecnológicos das periferias, contribuindo para a inovação e competitividade no mercado. Através do acesso a recursos financeiros, capacitação e incentivos, essas empresas conseguem alavancar seu potencial e se tornam verdadeiros motores da geração de emprego e renda na cidade. Além disso, como é o caso da Trucss, geram um forte e positivo impacto social nas comunidades, se transformando em protagonistas em suas áreas de atuação e reconhecidos mundialmente”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

A premiação que a Trucss recebeu em Cannes é resultado de uma parceria realizada em abril deste ano com a agência Africa Creative, uma das mais renomadas no setor publicitário do país, onde a empresa produziu um comercial voltado a mulheres trans, onde uma modelo dança ao som de uma música instrumental vestindo um sutiã e uma calcinha da marca. Além deste, um vídeo explicativo sobre o uso da lingerie também foi produzido, nos moldes de animação, seguindo o mesmo conceito artístico, musical e corporal.

Com estes comerciais, a Trucss garantiu dois prêmios na edição de 2023 do Festival Internacional de Cannes. O primeiro prêmio foi concebido na categoria “Design”, que tem como critérios de avaliação a qualidade artística, as habilidades e talentos que entregam ótimas ideias funcionais e disruptivas. Nesta categoria, a empresa recebeu a estatueta do Leão de Bronze.

Já na categoria “Direct”, a Trucss ficou com o segundo lugar, com o Leão de Prata. Esta categoria tem como premissas avaliativas o engajamento, baseado na criatividade dos projetos e na interação autêntica e imersiva que engaja os consumidores com a empresa, além do impacto cultural que é gerado.

Silvana Trucss é formada em hemoterapia desde 2008, quando começou a trabalhar nos hospitais de São Paulo. Como forma de aumentar a renda, durante muito tempo teve uma jornada dupla de trabalho, como plantonista noturna em um hospital, e durante o dia trabalhava em outra unidade de saúde. Foi nestes hospitais que ela se deparou com as dores de várias mulheres, onde a maioria das mulheres trans eram internadas devido a problemas renais, como o tratamento de hemodiálise.

Após conversar com muitas mulheres trans, Silvana descobriu que por segurarem a urina durante muito tempo, as mulheres acabavam desenvolvendo diversos problemas renais. Por segurança, elas aquendavam a genitália entre as pernas, com o intuito de afastar possíveis agressores transfóbicos. O grande problema era a maneira com que elas realizavam essa aquendação, com fitas ou até cola, que dificultava o ir e vir, forçando-as a ficarem longas horas sem ir ao banheiro, e sem se hidratar, para que não sentissem vontade de urinar. Daí surgiu a ideia de criar a Trucss e recebeu todo suporte do Vai Tec. 

“O Vai Tec foi a minha primeira aceleração. Meu primeiro aprendizado foi que eu não era uma pessoa desempregada, como eu própria me intitulava. No programa aprendi que eu não estava desempregada, mas sim empreendendo. Eu acreditava que meu modelo de negócio seria o B2C, mas a equipe técnica da Ade Sampa me orientou a transformar o limão em limonada. Durante o processo, entendi que se mantivesse o modelo de produção sob encomenda, com peças personalizadas, agregaria valor não só ao produto final, mas na marca em si. Este foi um dos ensinamentos mais importantes que levo até hoje na Trucss”, declara Silvana.

Silvana trabalha sob encomendas, tendo em vista não só as 16 variações de tamanho disponíveis, mas também a falta de recursos para uma produção em larga escala, com o intuito de produzir estoque e afins.

Além da aceleração, Silvana também recebeu um aporte financeiro de R$ 32.000,00 na época, valor que foi utilizado no investimento da sua marca,  mas ela destaca que outras orientações foram fundamentais. “Além do aporte financeiro, sem dúvidas a parte da formalização de documentação. Durante algum tempo eu empreendi aos trancos e barrancos, sem a documentação necessária. E pelo Vai Tec, eu me formalizei e hoje sou ME (Microempresa), e somente no período do curso que pude entender a real necessidade da formalização correta, se profissionalizar e ser uma empresa de verdade”, declara.

Silvana declara que o próximo passo da Trucss é a geração de parcerias com lojas de departamento, para que possa vender as peças e contribuir na empregabilidade trans. “A cada loja que for comercializar nossos produtos, uma mulher trans será contratada para trabalhar diretamente no atendimento aos produtos da Trucss. Buscamos ajudar na saúde, na empregabilidade, e um passinho de cada vez, ajudaremos todo setor”, finaliza.

 

Por: João Pedro Benedetti 

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