Prefeitura de São Paulo abre credenciamento para feiras e eventos a afroempreendedores a partir de 26 de agosto

Dia do Afroempreendedor, celebrado neste sábado, busca homenagear o fortalecimento cultural e o desenvolvimento de negócios na capital paulista

Neste sábado, 26 de agosto, é comemorado o Dia do Afroempreendedor. Como forma de incentivar e fomentar os negócios da comunidade negra na Capital, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, celebra a data com a abertura de credenciamento do Programa Municipal São Paulo Afroempreendedor.

A iniciativa busca desenvolver estratégias e ações para o fortalecimento e desenvolvimento dos empreendedores negros, como em um dos eixos de atuação do programa, a Rede Municipal de Micro e Pequenos Afroempreendedores, que possibilita a troca de experiências, intercâmbios, desenvolvimento de negócios para o incremento econômico na área. Por meio deste link, os empreendedores podem participar de eventos, feiras e ações promovidas pela gestão municipal.

“O empreendedorismo brasileiro vem crescendo e se desenvolvendo cada vez mais ao longo dos anos, especialmente como MEIs - Microempreendedores Individuais e profissionais autônomos e por meio da Rede Municipal de Micro e Pequenos Afroempreendedores, buscamos oferecer oportunidades como rodadas de negócio, feiras de exposição, comercialização e geração de networking à população negra, que mesmo sendo maioria em nosso país, ainda sofre com a desigualdade, preconceitos estruturados que acarretam desvantagens no mercado de trabalho”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Segundo o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, cerca de 14,5 milhões de negros empreendem no país, mas estes empreendedores encontram uma série de desafios, entre eles, a falta de incentivo, combatida pelo programa São Paulo Afroempreendedor.

O afroempreendedorismo é uma ação empreendedora realizada por negras e negros que desenvolvem atividade empresariais, criativas e inovadoras, sendo o afroempreendedor não somente aquele que trabalha no mercado estritamente afro, mas aquele que deseja empreender em qualquer esfera ou campo da sociedade.


Acesse o formulário: www.prefeitura.sp.gov.br/afroempreendedorismo

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais