Programação do Cate Móvel abre setembro com atendimento na zona norte da Capital

Regiões oeste e central contarão também com a prestação de serviços, que possibilita acesso a emprego e geração de renda

Durante a primeira metade de setembro, as unidades móveis do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo estarão como nova programação de atendimento ao cidadão nas regiões norte, oeste e central. O serviço da Prefeitura de São Paulo disponibiliza oportunidades de emprego, qualificação profissional e suporte para empreendedorismo. Por meio dessas unidades, nos dias designados, a população tem a chance de contatar com a equipe técnica do Cate para tirar dúvidas sobre como conquistar uma vaga de emprego, participar de cursos gratuitos, além de verificar as possibilidades de empreender na Capital.

“O atendimento das unidades móveis facilitam o acesso da população, que encontra nas proximidades de sua moradia o atendimento da rede de postos, sem a necessidade de deslocamento. Vale destacar, a agenda no CRAI Oriana Jara, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, uma união que leva emprego e orientação para o público imigrante, neste centro de referência”, comentou o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior.

Durante o atendimento, o trabalhador pode avaliar oportunidades que se adequem às suas características e tentar candidaturas. Além disso, é possível se cadastrar em programas e cursos disponibilizados pela Secretaria, receber orientações sobre como baixar a carteira de trabalho digital, além do uso do Portal Cate, que possui mais de 180 cursos gratuitos, com direito a certificado. Há também suporte especializado para empreendedores, que abrange informações sobre a obtenção de microcrédito, formalização como MEI - Microempreendedor Individual e regularização das obrigações relacionadas ao tema, entre outras opções.

Calendário

A primeira ação será sediada na região norte, na Associação Beneficente Educando e Luta pela Vida Pro-Viver-I, localizada na R. do Lazer, 10 - Estância Jaraguá. Os profissionais do Cate estarão presentes das 9h às 15h, entre os dias 05 e 06 de setembro.

Entre os dias 11 e 13 de setembro, os profissionais do Cate estarão no CTA - Centro Temporário de Acolhimento Butantã. O equipamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social recebe os técnicos do Cate Móvel para atender os moradores da região, das 09h às 15h.

O Cate Móvel irá fazer duas paradas no centro da cidade, a primeira será no Campus São Paulo do Instituto Federal de Educação, que fica na R. Pedro Vicente, 625 – Luz. A equipe estará no local entre os dias 12 e 14 de setembro, das 09h às 15h.

Encerrando a programação da primeira quinzena, a unidade móvel estará presente no CRAI - Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes Oriana Jara, equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, sendo sediada na R. Major Diogo, 834 - Bela Vista.

É necessário fazer um agendamento prévio para confirmar a disponibilidade de vagas e datas pelo telefone (11) 2361-3780 ou presencialmente no CRAI. Os horários disponíveis são das 8h às 10h30 ou das 10h às 12h.

As atividades oferecidas são de capacitação para entrevista de emprego, realizada pelo programa Elabora da Fundação Paulistana, órgão também ligado à Prefeitura de São Paulo, com emissão de certificado, e encaminhamento para vagas de emprego, realizado pelo Cate Móvel (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). Para participar da ação, a pessoa imigrante precisa apresentar seu CPF, protocolo do RNE ou o próprio RNE. Caso ainda não tenha o documento, o próprio CRAI pode informar os passos para tirar o número.

Sobre o CRAI Oriana Jara

O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara) é um equipamento público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que oferece apoio especializado e multilíngue aos imigrantes, independente de sua situação migratória. Entre os serviços oferecidos estão as orientações para a regularização migratória, o acesso aos direitos sociais, as diretrizes jurídicas e o encaminhamento aos serviços sociais. Denúncias de violações de direitos humanos também podem ser recebidas e encaminhadas pelo órgão.


Serviços:
Cate na zona norte

Local: Associação Beneficente Educando e Luta Pela Vida Pro-Viver-I
Endereço: R. do Lazer, 10 - Estância Jaraguá
Horário: 9h às 15h
Dias: 05 e 06 de setembro

Cate na zona oeste
Local: CTA Butantã
Endereço: R. Telmo Coelho Filho, 210 - Jardim Olympia
Horário: 9h às 15h
Dias: 11 a 13 de setembro

Cate no Centro
Local: Campus São Paulo do Instituto Federal de Educação
Endereço: R. Pedro Vicente, 625 – Luz
Horário: 9h às 15h
Dias: 12 a 14 de setembro

Ação para o público imigrante no Centro
Local: CRAI Oriana Jara
Endereço: R. Maj. Diogo, 834 - Bela Vista
Horário: 9h às 14h
Dia: 15 de setembro

 

 Por: Thiago Luscri

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais