Sampa+Rural inicia entrega de insumos para agricultores e contrata mais de 200 beneficiários para o POT Agricultura

Iniciativas fazem parte do plano estratégico do programa da Prefeitura de São Paulo, que visa fortalecer, ampliar e incentivar a agricultura na Capital

 A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realizou nesta sexta-feira, 1º de setembro, o encontro com representantes dos locais de agricultura e novos beneficiários para compartilhar as diretrizes e orientações do programa e para a realização das assinaturas dos termos de compromisso e responsabilidade de novos beneficiários do Programa Operação Trabalho - Agricultura. Ao todo, 228 pessoas pré-selecionadas participaram do encontro e formalizaram o vínculo com o programa, que faz parte do pacote de ações da iniciativa Sampa+Rural, responsável por atender, estruturar e ampliar a agricultura na Capital.

“Temos um olhar especial para a agricultura paulistana, que além de ser fundamental para o abastecimento e acesso de alimentos de qualidade no município, também vem se mostrando uma grande porta de entrada para a geração de renda e redução de desigualdades na cidade”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Ampliar o atendimento e a quantidade de beneficiários do POT são algumas das ações que estamos promovendo para acelerar e impulsionar a criação e estruturação de novos espaços de agricultura, que não precisam ser desenvolvidas necessariamente nas franjas da cidade, mas também em áreas urbanizadas, mais próximas do centro”, finalizou.

O POT Agricultura integra as estratégias do Programa Sampa+Rural para o incentivo, fortalecimento e estruturação de locais de agricultura da cidade, tendo como objetivo a formação de agentes de produção agroecológica, oferecendo qualificação profissional remunerada por meio de bolsas nas atividades de agricultura urbana e periurbana, com capacitação teórica e prática em agroecologia, boas práticas de cultivo, manejo do solo, preparação de mudas, poda e manejo de árvores frutíferas, produção e aplicação de bioinsumos, comercialização de produtos agroalimentares, entre outros.

A entrada de novos participantes será responsável por ampliar o número de locais de agricultura contemplados com beneficiários, que passará de 108 para 279 pontos. Em média, cada local atendido conta com uma dupla de trabalhadores.

O beneficiário atua diretamente com agricultoras e agricultores atendidos pelo Sampa+Rural, sendo responsável por ampliar e dinamizar os serviços de plantio, poda, cultivo e gestão dos pontos de agricultura. O programa tem a capacidade máxima de 1.000 beneficiários cadastrados simultaneamente, que recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 1.386 para 30 horas de trabalho semanal, de segunda à sexta-feira.

Distribuição de insumos para a agricultura: na mesma data, o programa Sampa+Rural iniciou a distribuição de insumos para agricultores atendidos, sendo macronutrientes e insumos complementares. O material será utilizado para a recuperação e correção de solo dos pontos de agricultura, cada um com sua respectiva necessidade. Ao todo, a iniciativa fez a aquisição de mais de 130 toneladas de material, como calcário calcítico, calcário de concha, gesso, pó de carvão, pó de rocha, entre outros, que são úteis para controlar o nível de micronutrientes, enxofre, potássio, Ph, fósforo, cálcio, e demais componentes de grande importância para os solos de plantio. A estimativa é que 300 agricultores sejam atendidos com os insumos.

Sobre o Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas sul, leste e norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, oeste e sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bioinsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais