Observatório da Gastronomia realiza terceira reunião de governança na zona oeste

O encontro contou a presença de 48 membros e discutiu as ações que estão sendo realizadas, além de planos futuros

O Observatório da Gastronomia, colegiado de articulação vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, realizou na última terça-feira, 29 de agosto, a terceira reunião de governança do Observatório da Gastronomia contou com a participação de 48 membros, 39 presenciais e 9 online. O encontro foi realizado na Sede da OSC Liga Solidária, localizado na Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5985 - Jardim Esmeralda.

“A gastronomia é transversal e se comunica com todos os campos criativos. A missão do Observatório da Gastronomia de São Paulo é identificar as riquezas da cidade, para incentivar o desenvolvimento da área e a geração de renda por meio da economia criativa. O Observatório trabalha com instituições públicas, privadas e organizações do segmento, reuniões como essa trazem clareza sobre o que está sendo feito, além vislumbrar os próximos passos do Observatório”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O objetivo desta reunião, além de dar os retornos das ações realizadas e futuras, foi o de fazer conexões entre todos os membros dos comitês do Observatório e propiciar uma vivência destes com a equipe e as atividades da vencedora do Primeiro Prêmio Gastronomia Social Paulistana 2023, a Liga Solidária. Foram convidadas várias organizações sociais, inclusive as que ainda não fazem parte do Observatório, de forma a propiciar esta integração e fortalecer o setor da Gastronomia Social.

Na primeira parte da reunião, a presidente da Liga Solidária, Rosalu Queiroz deu as boas vindas a todos os presentes, falou dos princípios da entidade e de como esta evoluiu ao longo de seus 100 anos, comemorados em 2023. Foi apresentado o filme do centenário. Rosalu contou que a Liga Solidária estará presente na semana doPacto Global, nos Estados Unidos.

“Nós organizações sociais temos de levantar a voz e falar para o mundo”, enfatizou Rosalu. Contou também que em breve a Liga Solidária estará lançando seu livro do centenário e convidou a todos. Este passa pela história e pelas várias atuações da organização: empreendedorismo, longevidade, voluntariado, educação, cidadania.

A reunião seguiu com as boas vindas da equipe do Observatório da Gastronomia, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e com a aprovação da ata anterior.

Sobre a Liga Solidária:
A Liga Solidária é uma Organização da Sociedade Civil – (OSC) sem fins lucrativos, que desde 1923 é movida pela crença de que uma sociedade mais justa e com mais oportunidade é possível se promovermos o encontro do amor, da solidariedade e do trabalho. São 20 mil impactados, direta e indiretamente, entre crianças, jovens, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade social, em 8 programas de Educação, Vínculos Comunitários, Envelhecimento Ativo e Inclusão Produtiva, que trabalham para resgatar a dignidade e fomentar a autonomia dessas pessoas. Para que este propósito seja alcançado e mais pessoas sejam impactadas, a Liga Solidária conta com negócios filantrópicos que ampliam essa missão na Capital Paulista.

 

Por: Thiago Luscri

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais