Prefeitura de SP leva estudantes da Rede Municipal para Rolê Agroecológico em hortas da capital

Estudantes do 6º ano terão aulas práticas para vivenciar a agricultura familiar, além de aprender sobre alimentação saudável e conceitos de sustentabilidade

Com objetivo de fomentar o ensino de educação alimentar, nutricional e sustentabilidade, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do programa Sampa+Rural, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, promove em setembro o Rolê Agroecológico na Zona Rural Sul, em hortas e propriedades urbanas da capital.

O programa funcionará como projeto piloto e vai atender, a princípio, cerca de 550 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de 13 escolas, uma de cada DRE - Diretorias Regionais de Educação, pertencente à Rede Municipal. O 6º ano foi escolhido para participar da primeira etapa da experiência, uma vez que o currículo destinado a esses alunos inclui uma maior ênfase nos elementos da educação ambiental. A previsão é estender a implementação para toda a Rede Municipal a partir do próximo ano.

O Rolê Agroecológico permitirá que os estudantes conheçam mais sobre como funciona a agricultura familiar, tenham contato direto com os alimentos, passando a ter uma alimentação mais saudável e aprendam sobre sustentabilidade. O programa atende às diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima-SP).

Os roteiros vão ocorrer em 14 endereços diferentes dentro da cidade de São Paulo, cada uma das propriedades tem uma particularidade que poderá ser explorada durante as atividades pedagógicas.

Os agricultores participantes do projeto serão capacitados para receberem os estudantes para a vivência. Ao fortalecer a agricultura familiar, a Prefeitura estimula que seus integrantes criem uma nova fonte de renda ao transformar suas propriedades também em espaços educativos.

“O intuito é que os alunos tenham uma experiência inovadora que os faça olhar para os alimentos que consomem de forma diferente. Além disso, é imprescindível que nossas crianças e adolescentes saibam a importância da agricultura familiar tanto para a economia quanto para o abastecimento de alimentos na cidade”, afirma o secretário Fernando Padula.

Ao final da visita, todos os participantes vão receber um kit feirinha orgânica com cinco itens, sendo legumes, frutas, raízes, temperos ou muda de plantas.

Os locais visitados são mapeados e atendidos pelo Sampa+Rural, programa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho que prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural. Saiba mais sobre a iniciativa por meio da plataforma sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br e também pelo instagram @agriculturaprefsp.

“Os hábitos praticados na infância e início da adolescência muitas vezes são refletidos por toda a vida, por isso é fundamental conscientizar e alertar as crianças sobre a importância de ter uma alimentação saudável, livre de conservantes e evitando o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. Essa parceria com a Secretaria de Educação é inovadora, pois ao mesmo tempo que conscientizamos as juventudes, também colocamos em evidência os produtores rurais de nossa cidade, que vão receber com todo carinho e atenção os nossos alunos”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Confira a programação das visitas no mês de setembro:
14/09 – EMEF Aclamado
15/09 – EMEF Tarsila do Amaral
19/09 – EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha
20/09 – EMEF Lino de Matos
21/09 – EMEF Prof. João Carlos da Silva Borges
22/09 – EMEF Pracinhas da FEB
23/09 – EMEF Guimarães Rosa
26/09 – CEU EMEF Jardim Paulistano
27/09 – EMEF Prof Mailson Delane
28/09 – CEU EMEF Três Lagos
29/09 – CEU EMEF Prof Antonio Carlos Rocha

Sobre o Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais