Programa Sampa+Rural leva produtores para exporem na 2ª Festa da Primavera do Instituto Biológico

O evento será realizado nos dias 23 a 24 de setembro na Vila Mariana, zona sul

O Programa Sampa+Rural, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, participará da 2ª Festa da Primavera do Instituto Biológico, que acontece nos dias 23 e 24 de setembro em sua sede, localizada na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana.

A iniciativa que encabeça as ações de fomento, ampliação e fortalecimento da agricultura paulistana participa do evento levando nove produtores que poderão expor a produção de insumos, frutos e produtos diversos durante os dois dias de feira. Além disso, oficinas de capacitação sobre aproveitamento integral de alimentos, compostagem doméstica, e muito mais.

“O Instituto Biológico é um parceiro de longa data da Secretaria, sempre provendo ações com o objetivo de alimentar e auxiliar a população em situação de vulnerabilidade. A participação dos agricultores atendidos pelo programa é mais uma oportunidade de giro de economia, proporcionando aos visitantes acesso facilitado à alimentos de qualidade, e uma renda extra para os expositores. Agradecemos o Instituto Biológico pela sensibilidade em nos envolver mais uma vez em uma de suas festividades”, comentou a Secretária do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Também serão realizadas duas oficinas durante os dias de Festa, no sábado o oficineiro Raul Melim irá ensinar aos presentes a técnica de produção de sidra, uma forma de aproveitamento de frutas, que além de fazer bem ao meio ambiente e saúde, oferece, também, economia para o bolso. No domingo, o oficineiro José Luís, ensinará a técnica de compostagem doméstica, por meio do minhocário, uma ótima ferramenta doméstica de diminuição do lixo orgânico e de redução dos gases do efeito estufa.

Sobre Festa da Primavera do Instituto Biológico

O evento do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vai ter barracas com informações, dicas para cuidar melhor das plantas, um jardim sensorial, oficina de extração de perfumes das flores, plantio de horta experimental com participação do público visitante, confecção de arranjos florais, dicas sobre polinização, manejo de plantas e segurança alimentar.

Além disso, os pesquisadores do IB e demais coordenadores estão preparando um material, com muitos dados sobre a saúde do solo, controle biológico, plantas medicinais e educação ambiental, que será apresentado de forma lúdica.

Sobre o Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bioinsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp

 

Por: Thiago Luscri

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais