São Paulo recebe delegação de Quito, do Equador, para apresentar políticas de fortalecimento e ampliação da agricultura urbana e periurbana

Grupo enviado pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas estará na Capital até 21 de setembro para conhecer as políticas do programa Sampa+Rural

 

A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 18 e 21 de setembro, uma delegação de Quito, no Equador, enviada pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI). O objetivo do grupo é fazer um tour de imersão e vivência do programa Sampa+Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, reconhecido pela entidade em julho de 2023 como a iniciativa mais inovadora entre as cidades Ibero-Americanas.
“Para nós é um prazer e um orgulho enorme receber uma delegação internacional para conhecer e entender um pouco do ecossistema que é a agricultura paulistana, que é bastante complexa e cheia de diversidades. É uma oportunidade de mostrar na prática todo o trabalho realizado pelos nossos engenheiros agrônomos, biólogos e sensibilizadores, que estão empenhados em impulsionar e ampliar a agricultura na maior cidade da América Latina”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Agradecemos a UCCI e deixamos as portas de São Paulo sempre abertas para quem quiser conhecer e fortalecer essa política pública importantíssima para Capital”, finaliza.

 

O grupo ficou em segundo lugar na premiação promovida pelo UCCI em 2023, que premiou a cidade de Quito com a possibilidade de visitar São Paulo e conhecer as iniciativas da cidade vencedora do projeto. A recepção da delegação aconteceu no domingo, 17 de setembro, e o tour teve início na segunda-feira, 18, visitando a sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, no centro da cidade. Em seguida, a delegação visitou o Teia Parelheiros e a Escola de Agroecologia, no extremo sul da cidade, para conhecer um pouco das políticas municipais e estaduais de capacitação do setor. 
Na terça-feira, 19, o grupo visita o distrito de Jaraguá, para conhecer as terras indígenas atendidas pelo Sampa+Rural, além de ter uma vivência com os povos originários que estão instalados no distrito. A agenda do dia finaliza também na zona norte, na entidade Prato Verde Sustentável, que além do atendimento da iniciativa, também é um dos 20 locais acelerados pela Ade Sampa, por meio do projeto “Acelerando Hortas”. A entidade também é parceira da prefeitura em outros projetos, como o “Rolê Agroecológico”, desenvolvido entre Sampa+Rural e Secretaria de Educação, que possibilita a visita de crianças da rede municipal de ensino em pontos de agricultura na cidade.
A zona leste da cidade é o local definido para a agenda de quarta-feira, 20, onde o grupo visitará a Horta Vila Nancy, considerada um exemplo em organização comunitária que recebe atendimento e mentoria especializada do programa, além de beneficiários do POT Agricultura. Em seguida, a delegação segue sentido a Horta Martins, instalada em um terreno de linhão, que faz parte de um piloto de conexão de mercado entre agricultores urbanos e comerciantes. Por fim, o último ponto a ser visitado é o Galpão José Bonifácio, um espaço multiúso que atualmente armazena os insumos de correção de solo usados para atender os mais de 320 locais de agricultura contemplados pelo programa.
O tour visitará na quinta-feira, 21, na região extremo-sul da cidade. A delegação poderá conhecer a Casa de Agricultura Ecológica Sul, ponto de referência e atendimento dos agricultores rurais, e posteriormente o sítio do Seu Domingos, também atendido pelo programa Sampa+Rural. O dia se encerra no período da tarde, em um encontro realizado no Polo de Ecoturismo de Parelheiros. A delegação retornará ao Equador na sexta-feira, por volta de 13h, após conhecer os principais destaques do programa Sampa+Rural, na prática.

Sobre a UCCI

Fundada em 1982, com sede em Madrid, a rede visa promover a cooperação e a interlocução entre cidades da América Latina, Portugal e Espanha. As principais ações da rede são direcionadas para a formação e qualificação de servidores municipais e a troca de experiências e boas práticas. A rede oferece regularmente cursos de formação, oficinas, comitês e grupos de trabalho temáticos, intercâmbios acadêmicos profissionais e visitas técnicas.
Atualmente, a UCCI é composta por 29 cidades, considerando cidades, capitais e grandes governos locais da região ibero-americana. Do Brasil, são membros São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Em 2023, a entidade selecionou a Capital paulista como a iniciativa mais inovadora por meio do Prêmio de Inovação Ibero-Americana 2023, cuja missão é reconhecer, recompensar e reforçar iniciativas, programas e políticas públicas no contexto de gestão pública alinhadas com os objetivos da Agenda 2030. Como premiação, a Capital receberá uma especialização em inovação pública e estratégia para tornar as cidades mais sustentáveis. Saiba todos os detalhes clicando aqui.

Sobre o Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital.  A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp .

 

Siga a SMDET nas redes sociais