Feira de Inovação e Tecnologia, na zona leste, conta com serviços da Prefeitura de São Paulo

Os visitantes terão acesso gratuito a serviços de empregabilidade e empreendedorismo, pelo Cate e Ade Sampa, na 5ª edição da Feitec, a partir desta quarta (20).

Até o dia 23 de setembro, a Obra Social Dom Bosco de Itaquera, na zona leste, promove a 5.ª edição da Feitec – Feira de Inovação e Tecnologia, que tem como objetivo proporcionar à comunidade uma experiência semelhante a vivenciada em grandes feiras da cidade, com o diferencial de ser realizada na própria região, sede da entidade. O evento gratuito é voltado a estudantes, profissionais da área e comunidade local. Durante os dias de evento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho estará na Feitec com serviços do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, junto com a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, ofertando oportunidades de emprego, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo.

Durante o atendimento, o trabalhador pode avaliar oportunidades que se adequem às suas características e tentar candidaturas. Além disso, é possível se cadastrar em programas e cursos disponibilizados pela Secretaria, receber orientações sobre como baixar a carteira de trabalho digital, além do uso do Portal Cate, que possui mais de 180 cursos gratuitos, com direito a certificado.

Já a Ade Sampa leva para a Feitec o Ideathon, que propõe uma maratona de criação e desenvolvimento para elaborar soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento da comunidade de Itaquera. A iniciativa conta com duas turmas de 20 pessoas, que buscam solucionar problemas da região.

A Feitec ainda conta com pavilhão de exposições, rodadas de negócios, exposição de projetos articulados nos laboratórios da entidade organizadora, oficinas e workshops de tecnologia, consultoria para empreendedores, entre outros. O evento também promoverá shows, atrações culturais e o local conta com estrutura de praça de alimentação.

Congresso

O evento teve início nesta segunda-feira, 18 de setembro, com a realização do 4.º Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor. Entre os temas debatidos no primeiro dia estiveram os Desafios e perspectivas na Educação, Educação para o Mundo do Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Consumo e Produção Sustentável.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, participou da sala que discutiu o tema Futuro do Trabalho. “É importante que os jovens estejam atentos às transformações do mercado de trabalho. Muitas profissões estão caminhando para a extinção. Atividades repetitivas já estão em processo de substituição e serão automatizadas, hoje já é muito comum irmos a lojas e mercados e nos depararmos com caixas automáticos para pagarmos nossas compras”, explica. A secretária ainda reforçou a importância da qualificação profissional em áreas com demanda de mercado e as ações da Prefeitura de São Paulo para ajudar a população. “O setor tecnológico tem carência de pessoas qualificadas. São necessários 70 mil profissionais ao ano no país, segundo entidades da área, mas são formados em média 46 mil profissionais com o perfil necessário. Temos cursos gratuitos e on-line neste segmento para as fases iniciais da carreira, que podem ajudar a formar essa mão de obra”, complementa.

As palestras serão encerradas nesta quarta (20), das 7h30 às 12h, com temas como “Nosso papel e compromisso na implantação dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, com Biaggio Fernando Giannetti, professor na Universidade Paulista – Unip. O evento acontece no Cedesp Dom Bosco, na Rua Álvaro de Mendonça, 456 - Itaquera.


Serviço:

IV Congresso de Educação Social e Gestão do Terceiro Setor.
Dia: 20 de setembro
Horário: 08h às 12h.
Local: Obra Social Dom Bosco – Circo Social Dom Bosco, Rua do Contorno, s/n – Itaquera – São Paulo (Ao lado do Metrô Corinthians-Itaquera).

Feira de Inovação e Tecnologia (FEITEC 5.0)
Dia: 20 de setembro
Horário: 15h às 21h – abertura e visitação
Dia: 21 a 23 de setembro – das 9h às 21h.
Local: Obra Social Dom Bosco – Cedesp Dom Bosco, Rua Álvaro de Mendonça,456, (Transporte gratuito da Estação Dom Bosco da CPTM)
Itaquera – São Paulo.

Mais informações: https://www.feiteczl.com/

 

Por: Francielly Mamyaki

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais