Prefeitura de SP participa do ICA Academy, workshop voltado ao fomento da economia verde

Evento abrange ações do C40, rede global de cidades comprometidas com a promoção do desenvolvimento sustentável e respeito ao bem-estar social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho esteve presente, n última semana, de 11 à 15 de setembro, no evento ICA Academy, realizado na Capital do Rio de Janeiro. O encontro reuniu nove cidades do C40: Rio de Janeiro (Anfitrião), Accra (Gana), Bogotá (Colômbia), Ekurleheine (África do Sul), Los Angeles (EUA), São Paulo, Salvador, Seattle (EUA) e Vancouver (Canada). O C40 consiste em uma extensa rede de líderes comprometidos no combate às crises climáticas e desenvolvimento do setor de economia verde. A secretária Aline Cardoso representou a cidade de São Paulo, compartilhando mais das políticas públicas desenvolvidas pela gestão da Prefeitura.

Sabe-se que a Capital paulista possui diversas metas de fomento ao setor, incluídas em diversos planos de desenvolvimento, como o Programa de Metas, Agenda 2030, Plano Municipal de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e PlanClima SP. Todos esses manuais incluem ações intersecretariais que promovem a sustentabilidade e a geração de empregos verdes.


“A cidade de São Paulo emprega cerca de 210 mil pessoas somente no setor da economia verde, e conta com 7 mil estabelecimentos formais residentes na Capital .Assumimos o compromisso com os demais integrantes da C40 para a geração de mais 50 milhões de postos em empregos verdes, atuando nos mais diversos setores da cadeia produtiva global”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.


As ações da Prefeitura de São Paulo em busca do desenvolvimento sustentável incluem a recente aquisição de 50 ônibus elétricos, vertentes do POT (Programa Operação Trabalho), que atuam com zeladorias de parques e quarteirões. Além dessas ações, destaca-se o programa Sampa+Rural, administrado pela Coordenadoria de Agricultura, vinculada à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.


A agricultura na Capital conta, atualmente, com 747 unidades produtivas, 116 hortas comunitárias e 237 hortas em equipamentos públicos, todas mapeadas pela plataforma do Sampa+Rural. Essas ações garantem apoio na circularidade de resíduos e compostagem, incentivo na comercialização dos produtos agrícolas, além de ofertar assistência técnica especializada, análise de solos e oficinas práticas sobre produção e desenvolvimento de hortas. Conheça mais sobre o programa Sampa+Rural no site:
www.sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br .

A Prefeitura também conta com o Hub Green Sampa, administrado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento – Ade Sampa. O espaço, localizado no histórico prédio do Incinerador, onde antigamente era realizada a queima de lixo na Capital, agora passa a ser um local de sustentabilidade, situado na Praça Victor Civita, zona oeste. Com foco no desenvolvimento do setor verde, o espaço dispõe de uma infraestrutura completa para encontro de empreendedores, formação de novos negócios, além de abrigar também a unidade do Teia Green Sampa e o estúdio do Sampa Cast, espaço 100% gratuito para produção e edição de podcasts.


O local é reconhecido internacionalmente por suas ações em promoção da sustentabilidade, geração de empregos verdes e fomento ao setor. No ano de 2022, foi laureado pela União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) por meio dos planos da agenda de sustentabilidade da Capital.


O evento, que teve duração de cinco dias, teve como objetivo conectar cidades, nacionais e internacionais, com um desejo comum de promover mudanças nas políticas e defesa conjunta para a implementação de novos acordos e geração de empregos verdes.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais