Cidade de São Paulo terá espaço no Pan e Parapan de Santiago para divulgar ações e atrair negócios

Estimativa é que a Casa Brasil receba mais de 30 mil visitantes durante 27 dias na capital chilena

A Prefeitura de São Paulo terá um espaço para divulgar a cidade de São Paulo na Casa Brasil, em Santiago, no Chile, durante a realização dos Jogos Panamericanos, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, e Parapanamericanos, entre os dias 17 e 26 de novembro. Será uma oportunidade para ampliar a visibilidade das ações e projetos da Capital, além de incentivar novos negócios internacionais e captar recursos.

“Ao participar em Santiago do Espaço São Paulo na Casa Brasil, damos apoio a nossos atletas, além de levar o nome da cidade de São Paulo para o mundo, mostrando que a gente valoriza o esporte e os atletas", disse o prefeito Ricardo Nunes durante o lançamento do espaço nesta terça-feira (26), ao lado de representantes do Centro Olímpico Brasileiro (COB), atletas e ex-atletas.

Foram investidos R$ 3,7 milhões no Espaço São Paulo na Casa Brasil em Santiago e serão investidos R$ 15 milhões no Espaço São Paulo durante a Olimpíada de Paris, em 2024. O objetivo da Prefeitura com essa participação é posicionar São Paulo como uma cidade inclusiva, sustentável e inovadora por meio de ações que dão visibilidade aos projetos realizados por diversas secretarias municipais.

Os Jogos Pan-Americanos reúnem mais de sete mil atletas de 41 países buscando o índice para os Jogos Olímpicos, com mais de um milhão de ingressos vendidos e mais de 20 milhões de espectadores na TV. O Time Brasil será representado por cerca de 620 atletas e uma delegação de mais de 1.000 pessoas envolvidas. Já os Jogos Parapan-Americanos contarão com 17 modalidades, e a expectativa é que cerca de 300 atletas representem o Brasil.

O Espaço Cidade de São Paulo receberá empresários, atletas, torcedores e autoridades para fomento de empresas brasileiras, promoção de encontros bilaterais, compartilhamento de experiências e políticas públicas, atração e divulgação de possibilidades de negócios da Cidade de São Paulo. A expectativa é de que passem pelo espaço mais de 30 mil visitantes durante 27 dias.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participa do evento com diversas ações de apoio e suporte aos empreendedores e donos de negócios da Capital. Por meio do Observatório da Gastronomia, o espaço terá aulas e apresentações culinárias. O cardápio do local também será assinado pelo Instituto Capim Santo, contratado pela Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, por meio do programa Cozinha Escola, sendo responsáveis pela capacitação dos alunos integrados à iniciativa.

Já o Mãos e Mentes Paulistanas, programa de apoio ao setor de artesanato, levará itens produzidos pelos artesãos participantes da iniciativa, como forma de fortalecer a cultura e a geração de renda destes empreendedores. Os produtos serão distribuídos para atletas da competição e para autoridades que frequentarem o espaço.

A Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento levará startups aceleradas pelo Vai Tec para expor seus serviços e iniciativas. O Vai Tec tem como objetivo o apoio a empreendedores jovens de baixa renda para que transformem suas ideias inovadoras em negócios tecnológicos sustentáveis. A iniciativa possui quatro etapas: Inspiração, Ideação, Validação e Pré-aceleração. Ao longo das etapas, são promovidos encontros para sensibilizar os jovens para o empreendedorismo, palestras, workshops e mentorias, além de apoio financeiro para os projetos selecionados.

Já para apresentar os seus negócios internacionalmente a São Paulo Negócios realizará rodadas de negócios com empresários locais para atrair investimentos para a Capital. A agência, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, atua na promoção de investimentos e novos negócios por meio do atendimento ao investidor e da promoção dos projetos prioritários da Prefeitura de São Paulo.

“A Prefeitura de São Paulo está cada vez mais empenhada em mostrar a potência econômica e cultural da Capital para todo o mundo. Por este motivo, estamos promovendo a participação de nossos empreendedores em diversos eventos, para que assim possamos fortalecer os nossos produtos internacionalmente”, complementa a secretária Aline Cardoso.

Veja outras ações dentro do Espaço São Paulo:

• Totem com óculos de realidade virtual mostrando os parques e a cobertura verde da cidade
• Apresentação de intervenções em três aquários expostos na sala de reunião durante todas as agendas realizadas no local
• Jardim de chuva
• Pátio de Compostagem
• Pavimento de Asfalto Reciclado Espumado
• Curadoria cultural e artística de toda a programação da Casa, que mostram a diversidade da cultura da cidade de São Paulo
• Curadoria gastronômica assinando o cardápio com comidas típicas paulistanas

Brasil em Santiago

A Casa Brasil, onde ficará o Espaço Cidade de São Paulo, é um projeto do COB e ficará localizada no Parque Araucano, espaço no bairro de Las Condes. A proposta é reunir cultura, turismo, esporte e entretenimento ao longo de todo o Pan 2023. Com capacidade para 500 pessoas e entrada gratuita, a Casa Brasil em Santiago contará com uma programação entre shows e eventos com referência à cultura brasileira, exposições que valorizam o Movimento Olímpico, gastronomia, estúdio do Canal Olímpico do Brasil, área VIP e loja com produtos do Time Brasil, além da promoção de ações voltadas às marcas parceiras.

O COB começou a realizar a Casa Brasil em Atlanta 1996, com o objetivo de divulgar a imagem do país e realizar coletivas de imprensa dos medalhistas. Já nos Jogos Olímpicos Rio 2016 passou a ter o formato atual: mais focada nos atletas e na experiência, servindo também como plataforma de posicionamento, divulgação e ativações.

O local é o ponto de referência do país em grandes eventos mundiais, como os Jogos Olímpicos. Em Santiago, a Casa segue com o conceito inovador e projeto arquitetônico pensado para atrair o público em geral e fãs de esporte.
O Canal Olímpico do Brasil fará uma transmissão inédita dos Jogos Pan-americanos em suas duas principais plataformas: o YouTube do Time Brasil/Canal Olímpico do Brasil e o www.canalolimpicodobrasil.com.br

 

 

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