Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda se reúne para debater o aprimoramento dos programas de empregabilidade da Prefeitura

Membros do Conter discutiram o plano de ação para o crescimento dos serviços de qualificação profissional e o fomento a geração de emprego e renda para pessoas em vulnerabilidade social

Nesta segunda-feira, 9 de outubro, os membros do Conter – Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda se reuniram de forma on-line para debater e apresentar as atualizações dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. A pauta do encontro girou em torno do aprimoramento dos programas de empregabilidade e geração de renda da secretaria, além de abordagens sobre qualificação profissional.

A reunião foi conduzida pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, que também preside o Conter. “Estamos em constante transformação para podermos não só colaborar com o desenvolvimento da Capital, mas principalmente auxiliar as pessoas em maior vulnerabilidade social. Buscamos em nossos programas causar o impacto positivo na vida daqueles que realmente necessitam de um olhar especial, por isso, apostamos na sensibilização que o Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) possui com grandes empresas que oferecem diversas oportunidades para os grupos com maior dificuldade para inserção no mercado de trabalho”, afirma a secretária Aline Cardoso.

Outro ponto relevante do encontro foram os dados da ampliação do POT - Programa Operação Trabalho, que atualmente conta com 12.600 beneficiários ativos, sendo 1.548 pessoas em situação de rua e 988 integrantes do POT Redenção, voltado a pessoas que sofrem de dependência química. O programa já auxiliou na reinserção no mercado de trabalho de 2.821 pessoas.

A reunião ainda abordou a atuação do Observatório do Trabalho, convênio entre a Prefeitura de São Paulo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese, que tem como objetivo subsidiar, assessorar e prestar apoio técnico à SMDET no tema do mercado de trabalho. A ideia é ampliar a atuação dos técnicos a fim de contar com estudos sobre as tendências do mercado, produção de dados específicos, entre outros.

Participaram também da reunião Ariane Maris Gomes Lacerda, da Secretaria Municipal de Gestão, Adriano de Assis Lateri, da Força Sindical, Patrícia Toledo Pelatieri, do Dieese, Álvaro Luiz Bruzadin Furtado e Jaime Vasconcellos dos Santos, ambos da Fecomercio, e Alexandre Luiz Ortiz, da Associação Comercial de São Paulo.

Funter

O Conter ainda é responsável por orientar e controlar o Funter - Fundo Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que tem a finalidade de financiar programas, projetos, ações e serviços do Sine - Sistema Nacional de Emprego, ligado ao governo federal, bem como custear as despesas com organização, implementação, manutenção, modernização e gestão deste sistema.

O Fundo Municipal é vinculado e administrado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Coordenadoria do Trabalho, e acompanhado pelo Conter. O Conselho é composto por 12 membros titulares em igual número de representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público.

 Por: Francielly Mamyaki

Siga a SMDET nas redes sociais