Maior evento de negócios pelo clima do Brasil teve a participação da Prefeitura de São Paulo

Iniciativa reuniu representantes de governos, empresas, investidores e sociedade civil para debater a temática


Na última terça-feira, 10 de outubro, foi realizado o ClimAction, evento gratuito promovido pela Climate Ventures e CDP Latin America, com apoio da Idesam, para discutir soluções para acelerar a descarbonização da economia e a necessidade de aumentar a ambição climática. O encontro contou com paineis, feira de produtos sustentáveis e rodadas de negócios.

O evento reuniu governos, empresas, investidores e sociedade civil, com o objetivo de debater sobre os impactos ambientais nos ecossistemas e como restaurá-los, além de abordar as implicações necessárias para viabilizar uma transição ambiental justa, em direção a um país economicamente sustentável e socialmente inclusivo.

Foram realizados seis paineis conduzidos por formuladores de políticas públicas, representantes de empresas e de instituições financeiras, membros da sociedade civil e especialistas referências em suas áreas de atuação.

Outra ação que movimentou o espaço foi a Rodadas de Negócios e Encontros Empresariais, que contou com a participação de consultorias, startups e empresas que possuem soluções em bioeconomia, serviços e produtos inovadores. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, participou do evento representando a Prefeitura de São Paulo. Durante sua apresentação, Aline falou sobre as iniciativas do poder público de apoio e fomento ao setor de reciclagem, cooperativismo e economia verde.

“É uma grande honra poder representar a Prefeitura de São Paulo em um dos maiores eventos de negócios pelo clima e, acima de tudo, poder apresentar nossas ações de apoio e fomento à sustentabilidade. Estamos trabalhando arduamente para promover a economia verde paulistana, tornando o setor mais pujante e competitivo, para que São Paulo possa ser cada vez mais uma cidade inclusiva, moderna e sustentável”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Um dos pontos apresentados foi o programa SP Coopera, que busca promover e fomentar a cultura cooperativista na cidade de São Paulo, por meio de qualificação, orientação técnica, incubação de empreendimentos, assistência educativa e socioemocional. Recentemente, a Prefeitura de São Paulo ampliou de 21 para 55 cooperativas apoiadas, processo que envolve habilitação e incubação, visando o desenvolvimento, a melhoria do desempenho e a sustentabilidade econômica das cooperativas que ainda estão em estágio inicial.

Com política públicas alinhadas visando o desenvolvimento do setor verde e circular, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o Mapeamento de Iniciativas de Economia Circular e Reciclagem na Cidade, com o objetivo de identificar os principais atores do setor na Capital, como catadores, cooperativas e outras iniciativas do ecossistema de economia circular e reciclagem, coletando informações cruciais que ajudem a compreender a situação atual, identificar desafios e oportunidades para o apoio aos atores desse ecossistema. O mapeamento está disponível em: www.prefeitura.sp.gov.br/spcoopera

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais