Jovens de Cidade Tiradentes terão acesso a ações de emprego e empreendedorismo neste sábado (28)

Parceria do Unicef com a Prefeitura de São Paulo levará para cerca de 400 pessoas diversas ações para inserção no mercado de trabalho e qualificação profissional

No próximo sábado, 28 de outubro, o Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial realizam uma feira de oportunidades que trará vagas de trabalho, oficinas, atividades culturais e outras atrações para cerca de 400 adolescentes e jovens, de 14 a 29 anos, em sua maioria provenientes da região leste, em Cidade Tiradentes. O evento, totalmente gratuito e com inscrições já encerradas, acontecerá na Escola Senai Francisco Matarazzo, no Brás, das 9h às 16h. A realização é uma colaboração entre a Feira Contrate-me do Senai e a iniciativa 1MiO - Um Milhão de Oportunidades, articulação liderada pelo Unicef e que conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo.

Quem passar pelo evento terá a oportunidade de participar de oficinas de preparação para o mundo do trabalho, por meio do programa Elabora, da Fundação Paulistana, e serviços do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, como orientação para emissão da carteira de trabalho digital e cadastro para acesso a vagas de emprego disponibilizadas pela gestão municipal. Também será oferecida orientação para empreendedores, especialmente os que vivem em territórios periféricos, com o auxílio da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.

A feira tem ainda a parceria estratégica da Silatech, organização internacional que conecta jovens a oportunidades econômicas e empregos, ajudando-os a se tornarem cidadãos economicamente ativos e socialmente engajados nas suas comunidades.

“Essas ações integradas nos permitem mobilizar grandes equipes multissetoriais para um trabalho mais rico e abrangente. O foco dessa vez é o território de Cidade Tiradentes, no extremo leste da Capital, com ações que buscam a garantia dos direitos de cada criança e adolescente, moradores da região. Nessa região atuamos com unidades do Cate e do Teia, rede de coworking público, e cursos de qualificação profissional, buscando auxiliar na entrada de jovens no mercado de trabalho ou na geração de renda pelo empreendedorismo”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

Feira

Para a feira, que já está com as inscrições encerradas, foram mobilizados cerca de 400 adolescentes e jovens da Cidade Tiradentes, território prioritário de atuação do Unicef em São Paulo, por meio da estratégia da #AgendaCidadeUNICEF, além de alunos do Senai.

O evento terá quatro ambientes principais: um espaço para as empresas, que anunciarão vagas e apresentarão as possibilidades de carreira para os jovens; um espaço de formação, com oficinas e oferta de mais de 1.000 bolsas de estudo; um espaço para palestras de jovens empreendedores, artistas e youtubers, com apoio do YouTube; e um espaço de tecnologia, onde os jovens poderão visitar laboratórios móveis de nanotecnologia e conectividade do Senai.

Também será disponibilizado um tour pela escola Roberto Simonsen, unidade próxima de referência do Senai, que oferece capacitação em Mecânica, Eletrônica, Telecomunicações, Marcenaria, Alimentação e outras áreas de conhecimento. Por fim, o evento terá diversas atividades culturais, como grafite, dança e batalha de rimas e distribuição de brindes como camisetas, caixas de som e livros.

Também participam no dia aproximadamente 14 empresas, como Itaú Unibanco, Magazine Luiza, Colgate Palmolive, Unilever, Universia, Americanas, Bracell, Claro, Grupo RD-RaiaDrogasil, Mercado Livre, SOMA+AKQA, JBS, Instituto BEI e Cia de Talentos.

"Essa será a primeira feira de oportunidades presencial da iniciativa 1MiO do Unicef, que foi lançada durante a pandemia de Covid-19, em 2020. Nosso objetivo é trazer, junto com o Senai, a Prefeitura e os diversos parceiros do setor privado, uma experiência de contato com mundo do trabalho para jovens de São Paulo, com vagas, oficinas, acesso a tecnologias, mas também atividades artísticas, culturais e troca de experiências", enfatiza o coordenador do 1MiO e oficial de Programas do Unicef, Gustavo Heidrich.

“Sabemos o quanto a formação profissional, que é a missão do Senai, é indispensável para o primeiro emprego e a ascensão na carreira. De maneira inédita, conseguimos reunir em um só lugar as novas tecnologias que estão transformando o mundo do trabalho, os cursos e as áreas para as quais existem oferta e demanda, e as empresas que desejam contratar. Esses são os motores da transformação social e econômica que esses jovens e o país precisam”, observa o superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, Felipe Morgado.

Sobre o 1MiO

O 1MiO é uma das maiores articulações multissetoriais do Brasil pela inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco na erradicação da pobreza, redução das desigualdades e na promoção da equidade de gênero e do trabalho decente. Ao longo de quase três anos de existência, a iniciativa já gerou mais de 250 mil oportunidades de trabalho e formação para jovens e conta com uma rede de 144 empresas, 6 estados, 1.833 municípios do Semiárido e da Amazônia e 8 centros urbanos.

Sobre o UNICEF
O Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o Unicef trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Sobre o SENAI
O Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 2,8 milhões de matrículas/ano. Em 81 anos de história, formou mais de 80 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo.

Sobre a Silatech

A Silatech é uma organização internacional sem fins lucrativos que conecta jovens a oportunidades econômicas e empregos voltados para o desenvolvimento de carreiras por meio de iniciativas empresariais inovadores. Fundada em 2008 por Sheikha Moza bint Nasser, no Catar, com o objetivo de permitir que os jovens acessem o trabalho e se tornem agentes ativos no desenvolvimento econômico de suas comunidades. Com um compromisso sólido de promover o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8 das Nações Unidas (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e por meio de esforços colaborativos com parceiros locais, regionais e internacionais, focamos em criar soluções abrangentes e inovadoras no campo do emprego juvenil e autoemprego, garantindo um futuro sustentável e próspero para a geração mais jovem em todo o mundo.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais