Prefeitura de São Paulo participa da 20ª edição do Mesa São Paulo

Um dos maiores eventos de gastronomia da América Latina conta com ações do Observatório da Gastronomia e do programa Sampa + Rural

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, marca presença em mais uma edição do evento Mesa São Paulo. O evento acontece até o dia 28 de outubro no Memorial da América Latina e contará com ações do Observatório da Gastronomia e do programa Sampa + Rural, como oficinas práticas e comercialização de produtos naturais.
 

O Mesa São Paulo, idealizado pelo grupo Mundo Mesa, é um evento que acontece anualmente na Capital paulistana, visando atrair, informar e entreter o público interessado por boa comida, produtos gastronômicos de qualidade, aulas e degustações. Para comemorar a 20ª edição do evento, além da tradicional feira de expositores, aulas, palestras e workshops, acontece o “Festival Farofa do Brasil: para todos”, que reúne uma série de atrações de música, dança, cultura e gastronomia, contando com uma parte dedicada à Capital, com 20 representantes divididos por bairros emblemáticos da Cidade de São Paulo.
 

“É um enorme privilégio fazer parte de mais uma edição do Mesa São Paulo, oferecendo atividades gastronômicas que ensinam receitas práticas e com o uso integral dos alimentos, em um evento que aborda e investe em todo o ecossistema da gastronomia, contribuindo em aspectos sociais, econômicos e estruturais do setor.” afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho está presente em dois espaços do evento; o Observatório de Gastronomia conta com estande para realização de palestras, workshops e aulas práticas de receitas como a oficina “Pães e PANC - Preparação: Petiscos", que será realizada com ingredientes fornecidos por agricultores mapeados pelo Programa Sampa + Rural. Os agricultores atendidos pelo programa, por sua vez, poderão expor e vender produtos no Festival Farofa Brasil, que tem entrada franca.
 

O evento acontece até 28 de outubro no Memorial da América Latina, localizado na Av. Auro Soares M. Andrade - 664. O acesso mais facilitado se dá no portão 12. Parte da programação possui entrada franca. Mais informações estão disponíveis no site www.mesasp.com.br.
 

Confira a programação de oficinas Aula Show:
 

Quinta-feira 26/10
 

Abertura Institucional: MESA DESRUPTIVA

Horário: 10h às 10h30
 

Prêmio Pacto Contra Fome

Horário:10h30 às 11h30
 

Sexta-feira - 27/10
 

Cozinha Escola e o Empreendedorismo

Horário: 11h
 

Eclair de Baunilha com Cupuaçu e Pé de Moleque

Horário: 13h
 

Churras de quebrada com Pretona BBQ

Horário: 15h
 

A Sustentabilidade na Cozinha Solidária

Horário: 16h
 

Cozinha Brasileira Vegana

Horário: 18h
 

Sábado - 28/10
 

Suco de Melancia com Capim Santo

Horário: 11h
 

Pães e PANC: Preparação e Petiscos

Horário: 11h
 

Programa Pare com a Fome - Instituto Capim Santo

Horário: 12h
 

Cozinha Escola - Brigadeiro de Capim Santo e Análise Sensorial

Horário: 14h
 

Observatório da Gastronomia

Espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.
 

A iniciativa atua por meio de comitês temáticos, que têm o objetivo de unir a expertise dos diversos atores de forma a potencializar a busca por soluções no setor da alimentação. O colegiado conta com a participação de órgãos e instituições municipais, associações, cooperativas, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição, comida de rua e produtores agrícolas.
 

Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital.  A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, Oeste e Sul em sua porção urbana.
 

Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais. Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria de Agricultura da Prefeitura de São Paulo clicando aqui ou siga no Instagram @agriculturaprefsp.

 

Por: João Pedro Benedetti

Siga a SMDET nas redes sociais