135 afroempreendedores são selecionados para participar da III Expo Internacional da Consciência Negra

Os selecionados atuarão em oito eixos diferentes, que incluem vestuário, acessórios, inovação, papelaria, beleza e estética, moda casa, artesanato e empório.

Entre os dias 18 a 21 de novembro, 135 afroempreendedores irão expor e comercializar os seus produtos na III Expo Internacional da Consciência Negra. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, responsável pela seleção dos expositores por meio dos programas Mãos e Mentes Paulistanas e São Paulo Afroempreendedor, além da seleção dos empreendedores do setor de serviços e do ramo gastronômico, por meio do Observatório da Gastronomia.

“Uma alegria enorme poder oferecer esta chance aos afroempreendedores da Capital, que poderão expor seus produtos na III Expo Internacional da Consciência Negra, uma enorme vitrine da cidade de São Paulo. O setor do artesanato vem sendo uma oportunidade de geração de renda para muitos paulistanos, que conseguem produzir conteúdo de qualidade das mais diversas áreas e angariar uma clientela fiel.” comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Participantes

Os selecionados foram divididos em oito diferentes setores de produtos. No de acessórios, foram selecionados 40 participantes, ofertando produtos como joalheria artesanal feita por reciclagem, costuras, bolsas, bijuterias, esculturas, turbantes, tricô, crochê e calçados.

Assim como no setor de vestuário, também foram selecionados 40 afroempreendedores que comercializarão roupas tanto femininas quanto masculinas, com tecidos e modelagens típicas da cultura afro.

Para aqueles que estão interessados em cultura pop e inovação, sete beneficiários irão expor livros de autores centralizados na África, jogos e brinquedos educativos, que focam no aprendizado e na diversão, além de um espaço para contar histórias para as crianças, quadrinhos, bottons e camisetas da cultura pop e muito mais.

No ramo da papelaria, foram selecionados cinco integrantes, que irão expor cadernos artesanais, quadros, bandeiras, canecas, espelhos e artes personalizadas.

Já o setor de beleza e estética estará presente com 15 pessoas, comercializando vestuário masculino e feminino, acessórios afro em geral, velas, aromatizadores, maquiagem e cosméticos, massagens terapêuticas, penteados, serviços de tranças e mais.

Para quem está interessado em renovar os acessórios de casa, haverá diversas opções produzidas por oito representantes do setor, oferecendo produtos como pinturas, decoração, trabalhos de madeira, kits para o banheiro, relógios de parede, quadros, estátuas, enxoval infantil, entre outros.

O setor de artesanato estará representado por 12 empreendedores do programa Mãos e Mentes Paulistanas, comercializando diversas peças artesanais como, bordados, bonecas, quadros, esculturas e peças de porcelana frias, trabalhos de madeira, pinturas em tecido e tela, ecobag e mais.

Por fim, o setor de empório, estará com oito participantes, que fornecerão cafés, bebidas alcoólicas, além de gastronomia orgânica e agricultura sustentável, que visa reaproveitar integralmente os alimentos.




Os afroempreendedores podem conferir a lista de selecionados clicando aqui.


III Expo Internacional da Consciência Negra
A Expo Internacional Consciência Negra integra a ação concebida dentro da política pública: “São Paulo - Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, parceria das Secretarias Municipais: de Relações Internacionais e de Educação para estimular o debate e engajar a população no combate ao racismo e desigualdades. Também representa uma forma de marcar o Dia 20 de novembro e o Mês da Consciência Negra, sendo uma inovação promover a exposição de amplitude internacional em São Paulo, no Brasil e na América Latina temas relevantes para a sociedade.

 

Por: Thiago Luscri

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais