Artesãos paulistanos podem se qualificar gratuitamente em curso da Prefeitura de SP

Iniciativa visa impulsionar geração de renda de empreendedores manuais

A Prefeitura de São Paulo oferece mais um módulo do curso gratuito de empreendedorismo para artesãos e manualistas. A ação é do Mãos e Mentes Paulistanas, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que atua no desenvolvimento do setor de artesanato e manualidades da Capital, promovendo acesso ao mercado e capacitação profissional.

Gratuito e on-line, o curso oferece uma capacitação completa voltada à gestão e desenvolvimento do negócio artesanal ao longo de sete módulos, divididos pelos temas: planejamento financeiro e de futuro, desenvolvimento de coleção, modelagem de negócios, presença digital, formalização e segurança no trabalho. Durante a formação, o participante vai aprender a definir metas e objetivos, a organizar o setor financeiro e a produção artesanal, a comercializar em diversos canais de venda (offline e on-line), a estabelecer parcerias e a colocar preço em produtos artesanais.

“As metas e objetivos são pontos extremamente importantes para os empreendedores, porque é por meio delas que é possível entender quais as questões mais importantes na hora de pensar um negócio. Além disso, as metas e objetivos também ajudam a manter o foco e a motivação, o que é essencial para o sucesso a longo prazo. E é isto que a Prefeitura de São Paulo tem buscado apoiar, para fortalecer ainda mais o setor e a cultura paulistana”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

A cada semana, módulos serão liberados para participação. Cada módulo ficará aberto para acesso e conclusão por uma semana, de segunda-feira a domingo. Depois de encerrados serão novamente abertos posteriormente. Nesta primeira semana, os empreendedores poderão assistir às aulas de Modelagem de negócio e Planejamento de coleção.

No módulo “Planejamento financeiro”, o artesão ou manualista irá se capacitar para organizar, construir e seguir um planejamento financeiro profissional do seu ateliê. Além disso, também irá aprender a colocar o preço adequado em produtos artesanais, com um passo a passo completo e mais atualizado do mercado. Em “Formalização”, o objetivo é apresentar os benefícios da formalização para o artesão e como ele pode fazer isso.

Para participar, é necessário criar um cadastro na plataforma para depois acessar os módulos disponíveis. Os interessados podem fazer o cadastro pelo link quando preferirem, uma vez que o curso estará disponível continuamente com conteúdo sendo liberado toda semana. Não é necessário concluir um módulo anterior para acessar os próximos, todos são independentes entre si.

Com conteúdo gravado, as aulas poderão ser feitas em qualquer dia e horário, por meio de dispositivos fixos e móveis, durante o período que o módulo permanecer aberto na plataforma. Também será oferecida uma monitoria on-line ao vivo com revisão de cada módulo, com o objetivo de complementar o conteúdo, tirar dúvidas e promover a interação dos participantes.
Também não é necessário ser artesão ou manualista credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas para participar do curso. Empreendedores manuais interessados em participar de outras ações do programa podem fazer o credenciamento pelo link.

Serviço

Qualificação empreendedora - Mãos e Mentes Paulistanas

Cadastro para os módulos abertos a partir desta segunda, 30 de outubro, pelo site: https://pmmsp.eadplataforma.app/

Programação dos módulos:
6 de novembro a 12 de novembro:
Planejamento financeiro e Formalização
13 de novembro a 19 de novembro: Planejamento de futuro e Presença digital
20 de novembro a 26 de novembro: Segurança no trabalho

 

Siga a SMDET nas redes sociais