Semdet qualificará 90 pessoas em corte, costura e modelagem na Zona Leste

Por: Marta Régia Vieira

A Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho assinou termo de cooperação com o Instituto Nova União da Arte-NUA para realização do Projeto Cabruêra de Capacitação. A proposta é qualificar 90 pessoas da comunidade União de Vila Nova, antigo Jardim Pantanal, Zona Leste da capital paulista, nos segmentos de corte, costura e modelagem, além de noções básicas de informática.

Os cursos terão duração de dois meses, com carga horária diária de seis horas e os selecionados, já pré-inscritos, receberão auxílio pecuniário mensal no valor de R$ 572,25, por meio do POT-Programa Operação Trabalho, da Semdet. As aulas foram divididas da seguinte forma: no período da tarde haverá duas turmas, sendo 30 alunos para corte e 30 para modelagem e à noite terá mais uma turma de 30 pessoas para aulas de costura. Todos receberão, ainda, noções de informática.

Para participar do projeto os candidatos enquadraram-se nos requisitos de residir na cidade de São Paulo; estar desempregados há mais de quatro meses e não receber seguro-desemprego e qualquer tipo de benefício do governo; ter renda familiar per capita igual ou inferior a meio salário mínimo (R$ 272,50); e estar com a situação cadastral do CPF devidamente regularizada junto à Receita Federal.

O principal objetivo da parceria é capacitar o cidadão para que possa colaborar na ampliação da capacidade de produção da Cooperativa Coopercabruêra, gerando emprego e renda para a região Leste da cidade. "Esta parceria veio em ótimo momento, pois vai permitir que nós ampliemos nossas ações. O nosso intuito é tornar a nossa região um pólo de costura na cidade", explicou o diretor executivo do Instituto NUA, Hermes de Sousa.