Portal Cate conta com série especial de vídeos para mães empreendedoras

Plataforma gratuita da Prefeitura de São Paulo disponibiliza material audiovisual no mês de maio, em homenagem as mães que geram renda e enfrentam diversos desafios para conciliar a vida profissional, dos negócios e a criação dos filhos.

O Portal Cate acaba de lançar uma série de vídeos com dicas e histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras. A série “Mães Empreendedoras” conta com quatro vídeos que abordam as diferentes facetas do empreendedorismo e quais caminhos as mulheres podem tomar para entrarem no ramo e obterem sucesso enquanto encaram também a jornada da maternidade. A série surgiu como uma homenagem às mulheres para o mês de maio, também conhecido como mês das mães e mês do trabalho, dois temas que podem se completar: o empreendedorismo e a maternidade.

No primeiro episódio da série, que leva o título “Maternidade combina com empreendedorismo?” É contada a história de Carolina Limone, a partir das suas próprias perspectivas de sua jornada empreendedora na área do artesanato. Caroline é mãe de três filhos e após o nascimento do terceiro, decidiu deixar o mercado formal para iniciar seu próprio negócio. Ao decorrer do vídeo, Caroline fala a respeito de suas batalhas e o caminho que percorreu até conseguir alcançar o sucesso, dando dicas para mulheres que desejem seguir seus passos.

O segundo episódio fala sobre a importância de saber se planejar financeiramente para garantir qualidade de vida. O título do vídeo é “Planejamento financeiro”, e conta com Vitoria Felix, que já trabalhou nas áreas financeiras com o Criança Esperança, Visa e Lei Rouanet, e graças a sua experiência na área do empreendedorismo e da maternidade, começou a dar dicas de como fazer o planejamento financeiro ser um aliado na hora de ter seu próprio negócio, de forma que o indivíduo mande em seu dinheiro e não o contrário.

O terceiro episódio é “Formalização” e a convidada da vez é Sabrina Martins, que empreende na área do artesanato, confeccionando com crochê bolsa e amigurumis. Ela explica como aprender a formalizar seus negócios foi importante para sua carreira como empreendedora, garantindo benefícios legais e a possibilidade de vender sua mercadoria em espaços comerciais. Durante o episódio, ela dá dicas e orienta as outras mulheres a realizarem o processo de formalização, e apresenta as vantagens que teve após o processo, destacando a oportunidade de passar mais tempo de qualidade com sua filha.

No vídeo que encerra a série, “Seja uma mãe empreendedora que incentiva outras mães empreendedoras”, é contada a história de Amanda Rahra, jornalista empreendedora da Rede de Jornalismo Independente, e que por meio de suas experiências na maternidade e empreendedorismo, achou uma maneira de rever a dinâmica de trabalho de sua empresa ao sugerir uma rede de apoio com outras famílias de funcionárias que trabalham no local.

“O lugar da mulher é no empreendedorismo. As mulheres, principalmente aquelas que são mães, podem e devem tomar seus lugares no mercado de trabalho, no empreendedorismo, e onde mais elas desejarem. Porém, isto é uma jornada difícil, que vem desmotivar e fazer com que as mulheres desistam de suas aspirações. Por isso, a criamos uma série de vídeos com histórias de sucesso de mães que decidiram ir atrás de seus sonhos, para motivar e mostrar que é sim possível ter êxito e alcançar suas metas”, declara a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.

Serviço
A série de 4 episódios está disponível no Portal Cate, pelos links:
Episódio 1 – “Maternidade Combina com Empreendedorismo?”
Episódio 2 –
Planejamento Financeiro”
Episódio 3 –
“Formalização”
Episódio 4 –
“Seja uma Mãe Empreendedora que Incentiva Outras Mães Empreendedoras”

 

Por: Sonia Almeida

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais