Rede municipal de ensino contará com mais de 800 novas mães guardiãs

A Prefeitura de São Paulo convoca mulheres pré-selecionadas para atuar na busca ativa escolar, atividade que tem o objetivo de combater a evasão escolar na Capital. A entrega de documentos ocorre nos dias 9, 10 e 13 de maio, em três unidades do Cate.

Em celebração ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 12 de maio, a Prefeitura de São Paulo convoca mais de 800 mães e mulheres da comunidade escolar para integrarem o Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs. As pré-selecionadas devem conferir nome, RG e local de comparecimento na lista disponibilizada aqui. As mulheres que estiverem aptas serão inseridas na rede municipal de ensino em atividades de busca ativa escolar, a fim de combater a evasão escolar na rede municipal de ensino, administrada pela Secretaria Municipal da Educação.

“O mês de maio conta com duas datas comemorativas importantes e vamos poder celebrar o Dia das Mães gerando trabalho para as mulheres, que em muitos lares paulistanos são as responsáveis pela renda da família. O POT Mães Guardiãs já possui uma relação afetiva com a cidade, pois ampliou um papel fundamental de aproximação da escola com as famílias. São elas que estão em campo, a fim de incentivar que crianças e adolescentes não deixem de frequentar as aulas”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.

As mulheres pré-selecionadas devem se dirigir a uma das três unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo participantes (Central, Interlagos e Itaquera), das 9h às 16h, nos dias 9, 10 e 13 de maio portando RG, CPF, carteira de trabalho (pode ser o modelo digital), comprovante de residência e cópia simples dos mesmos. As pré-selecionadas também serão contatadas por email e whatsapp, com base nas informações fornecidas.

Durante o atendimento, os técnicos do Cate irão fazer a conferência dos documentos e verificar critérios como ter filho matriculado na rede municipal de ensino ou a candidata pertencer à comunidade escolar como avós, cuidadoras e responsáveis legais pelos bebês, crianças e adolescentes matriculados nas escolas municipais. Também serão analisados a escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto, comprovantes de vacinação contra Covid-19, entre outros documentos.

Com cerca de 5 mil mulheres ativas em atividade na rede municipal de ensino, o POT Mães Guardiãs atua tanto na busca ativa de alunos, contribuindo com a redução da evasão escolar, como em hortas pedagógicas. As beneficiárias que passarem na seleção irão trabalhar em equipamentos como EMEIs, Ciejas e CEIs distribuídos em 13 Diretorias Regionais de Educação na Capital, num raio de dois quilômetros entre a residência e o local das atividades. A nova turma vai receber capacitação on-line pelo Portal do Cate e também apoio na formação em temáticas ligadas à área pela Secretaria Municipal de Educação.

As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.482,60 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia. As selecionadas poderão ficar no programa pelo período de 12 meses, com avaliação para renovar por mais seis meses.

Serviço

Convocação das pré-selecionadas para o POT Mães Guardiãs

Confira a lista aqui

Local de comparecimento (verificar indicação na lista)
• Cate Central: Av. Rio Branco, 252
• Cate Interlagos: Av. Interlagos, 6122
• Cate Itaquera: Rua Augusto Carlos Bauman, 851

Dias: 9, 10 e 13 de maio
Horário: 9h às 16h

Documentos obrigatórios com cópia simples
• RG
• CPF
• Carteira de trabalho
• Comprovante de Residência

Perfil:
Pré-requisitos para participar da seleção:
• Ter entre 18 e 59 anos;
• Exclusivo para mães e mulheres da comunidade escolar
• Residir na cidade de São Paulo
• Estar desempregada há mais de seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego;
• Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família;
• Estar com a situação cadastral do CPF regular junto à receita federal

Benefícios:
• Atuação na rede municipal de ensino por 6 horas diárias, de segunda a sexta-feira. Bolsa-auxílio de R$ 1.482,60, por até 18 meses

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais