Prefeitura de SP qualificará e levará costureiros das periferias para o São Paulo Fashion Week

Qualificação na zona leste é gratuita e inscrições podem ser feitas até 12 de maio

 
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e do Instituto In-Mode, está com vagas abertas para duas novas turmas de capacitação para o mercado da moda na Capital. O Cria Costura, projeto desenvolvido pelos órgãos, busca promover e impulsionar talentos de regiões vulneráveis da cidade por meio da moda. Durante o curso, os participantes terão experiências para o despertar de seu lado criativo e para o aperfeiçoamento de técnicas de design. Ao final da qualificação, as peças produzidas pelos alunos serão expostas e apresentadas em desfile na São Paulo Fashion Week N58. As inscrições podem ser feitas até 22 de maio pelo site 

 

“A moda foi por muito tempo, um elemento inacessível para as pessoas comuns, mas com o passar das décadas isso foi cada vez mais deixando de ser verdade. Hoje em dia, todos podem lançar modas. E para garantir que esse direito seja exercido a todos aqueles que merecem, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho idealiza projetos como o Cria Costura. Para que as pessoas que têm talento, alcancem o êxito que merecem, independente dos lugares que vieram”, declara a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.


O primeiro módulo ofertado se trata do “Aceleradora Criativa”, inicia no mês de maio e tem seu encerramento em julho. Nesta etapa, são ministradas aulas de laboratório com foco na criação, modelagem, corte e lançamento de produtos, cumprindo todas as etapas que o empreendedor deve passar para ter sucesso em seu negócio. Além disso, o Cria Costura foca na valorização da criatividade, por isso, neste módulo ocorrem laboratórios de imersão criativa, que visam despertar todo o potencial dos alunos. O curso será realizado no CEU Carrão, zona leste, contando com duas turmas de 34 pessoas no total, e acontece em períodos distintos, sendo eles o horário da manhã, das 08h30 às 12h30, e o da tarde, das 14h às 18h.


O segundo módulo, é voltado ao aperfeiçoamento de técnicas práticas, junto de aulas de empreendedorismo e moda. Este ciclo é encerrado quando os alunos criam uma coleção completa que será desfilada na São Paulo Fashion Week N58.

 

As aulas acontecem também no CEU Carrão, nos horários das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, respectivamente.  As inscrições para o módulo de Aceleradora Criativa vão até 22 de maio, e é necessário saber costurar em máquina de costura industrial reta. O teste de aptidão para comprovação da habilidade acontece no dia 28 de maio, no CEU Carrão, e a idade mínima para participar é de 16 anos. 


Sobre o Fashion Sampa

O programa visa ajudar no desenvolvimento do setor da moda, com foco na geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda, incentivando a competitividade. Dentro dele, existe o projeto Cria Costura, que oferece capacitação profissional no setor de moda e empreendedorismo para pessoas das periferias de São Paulo, despertando novos talentos escondidos, e dando destaque a estes aos inserirem em um dos eventos de moda mais renomados do mundo, a São Paulo Fashion Week.


Serviço

Cria Costura Aceleradora Criativa

Local: CEU Carrão

Inscrições: até 22 de maio

Início das aulas: 03 de junho

Turma matutina: das 08h30 às 12h30

Turma vespertina: das 14h às 18h

Inscrições para o Cria Costura no Link

 

Por: Sonia Almeida

 

Siga a SMDET nas redes sociais