Paulistanos lotam CATs em busca de novo emprego

Por: Marta Régia

Ano novo, emprego novo! Esta é a frase que resume a expectativa de milhares de pessoas que já lotam as unidades do CAT-Centro de Apoio ao Trabalho, da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho nestes primeiros dias do ano. Para se ter uma ideia do volume de pessoas que tem procurado os centros, a média diária de atendimentos, que em dezembro não passou de 1.200, chegou a 1.980 somente no primeiro dia, 2, quando os CATs funcionaram por meio período (das 12h às 18h). Mas o número foi facilmente superado no dia seguinte, quando foram registrados pouco mais de 5 mil, ultrapassando até a média normal que é de 3 mil atendimentos/dia.

“Resolvi vir logo no começo do ano procurar emprego para já começar o ano novo com o pé direito. E deu certo!”, comemorava o ajudante de pedreiro desempregado, Luiz Oliveira Júnior, que saiu do CAT Luz com uma carta indicativa para entrevista a uma vaga de servente de pedreiro em uma empresa da Zona Leste.

A mesma expectativa de conquistar uma nova colocação no mercado de trabalho era compartilhada pelas amigas Kelly Plácido Alves e Ana Maria Alves da Silva. Ambas são ajudantes gerais e buscavam oportunidades na área. “Resolvemos vir fazer o cadastro aqui no CAT, pois soubemos que existem muitas vagas em aberto, principalmente para quem tem o nível médio incompleto, como é o nosso caso, então queremos aproveitar e tentar conquistar uma dessas vagas”, conta Kelly.

E Kelly tem razão. Os postos do CAT encerraram o ano com mais de 3 mil oportunidades para candidatos de níveis médio e superior. Outras 4.300 são para profissionais sem nenhuma experiência, exigindo, no geral, candidatos cuja escolaridade seja o fundamental completo ou incompleto.

Tenda do Trabalhador – Outro importante ponto de atendimento do CAT, que geralmente recebe grande número de pessoas diariamente, a Tenda do Trabalhador, começa atender nessa quinta-feira em novo ponto da cidade: Praça do Patriarca, centro da capital. A Tenda é o posto itinerante que leva os serviços do CAT a pontos da cidade de maior movimento ou a regiões afastadas do grande centro. Há também as unidades móveis do CAT espalhadas pela cidade.

Para fazer o seu cadastro em um dos postos e se candidatar a alguma das vagas disponíveis nos CATs, os interessados deverão comparecer munidos de RG, CPF e, caso possua, Carteira de Trabalho e nº do PIS. Caso o candidato não tenha esse número, poderá obtê-lo a partir do seu primeiro atendimento em um dos postos do CAT. Para saber os endereços dos CATs, consulte o site: WWW.prefeitura.sp.gov.br/trabalho.