Aulas do curso para construção civil terão início nessa quinta-feira,12, em Itaquera

Por: Marta Régia Vieira

Os últimos 52 alunos selecionados pelo “Projeto de Qualificação Profissional em Construção Civil – Estádio do Corinthians – Copa do Mundo 2014”, fruto de parceria entre a Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho e a empresa Norberto Odebrecht, para a construção da Arena Itaquera, começarão a ser capacitados a partir desta quinta-feira, 12, nas funções de pedreiro assentador, armador de ferro e carpinteiro de fôrmas. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho,  o curso é um dos primeiros efeitos positivos que a Arena trará para a Zona Leste de São Paulo.

A capacitação acontece em uma área anexa ao canteiro de obras do Estádio do Corinthians sendo que as turmas de pedreiro e carpinteiro terão aulas pela manhã e armador, à tarde. No geral, a primeira semana de aulas será dedicada à parte teórica, quando os alunos recebem noções de interpretação de desenho técnico, escalas, conversões de medidas, organização de material, entre outros quesitos. Depois disso, é hora de colocar a mão na massa e partir para a prática.

Os selecionados pelo Projeto recebem bolsa auxílio mensal de R$ 381,50, por meio do POT-Programa Operação Trabalho, da Semdet, durante os dois meses de curso e depois deste período têm a chance de serem contratados pela Odebrecht, conforme a necessidade da construtora e do desempenho de cada um, para atuar nas obras do Estádio. A Construtora ainda não definiu quantos alunos das primeiras turmas serão aproveitados nas obras, mas garante que descobriu muitos talentos.