São Paulo Costurando o Futuro inaugura oficina em São Mateus e forma 120 em Itaquera

Por: Marta Régia Vieira

A Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho inaugura, nessa terça-feira, 20, às 15h, no bairro de São Mateus, a quarta oficina do projeto "São Paulo Costurando o Futuro". A inauguração faz parte da expansão na Zona Leste a partir desse mês, com a abertura de quatro novas oficinas: Guaianases, Vila Prudente, São Miguel Paulista e São Mateus. O São Paulo Costurando o Futuro já atende três bairros- Itaim Paulista, Cidade Tiradentes e Itaquera.

O projeto é desenvolvido pela Semdet em parceria com o Senai, Sebrae-SP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), Singer do Brasil, além das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras e de Educação e visa qualificar 6.912 pessoas da Zona Leste por ser a que mais demanda esse tipo de mão de obra – com o intuito de atender às necessidades das 1.170 empresas de confecção locais que também participam da iniciativa, tornando a região um polo têxtil da cidade.

As oficinas visam capacitar as pessoas na operação e realização de manutenção básica das máquinas de costura industriais, desenvolvendo destreza e coordenação motora, além de dar noções sobre o mercado de trabalho para o segmento e orientação e apoio na gestão das empresas constituídas pelas costureiras.

O secretário municipal substituto de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, ressalta os motivos da implantação do projeto inicialmente na Zona Leste. "Essa região tem uma peculiaridade: as mulheres acabam permanecendo em casa para cuidar da família pela distância dos grandes polos de trabalho da cidade. Para ajudar nas despesas, muitas delas acabam encontrando na costura uma forma de ganhar algum dinheiro e ficar perto da família. Porém, a maioria não tem qualificação na área. É aí que o Projeto atua, capacitando para a costura em máquina reta e overloque, abrindo seus caminhos para conseguir uma colocação em confecções da região ou até mesmo, montar sua própria oficina".

Medeiros destaca, ainda, outros objetivos do aprimoramento das costureiras: melhoria de seus produtos; ampliação da oferta de mão-de-obra; qualificação dos adolescentes para ingressar no setor; aumento da produtividade; auxilio ao aprendizado para manejo das máquinas e desenvolvimento do senso de cidadania, com o estímulo para a elaboração de projetos autônomos por meio de cooperativas, com a formação de grupos profissionais ou com a criação de micro e pequenas empresas.

Formaturas – O projeto já vem dando frutos, como por exemplo, na Cidade Tiradentes, onde 110 pessoas foram certificadas no último dia 16. "Fiz empréstimo e comprei duas máquinas, uma reta e outra overloque, e já estou fazendo lençóis, fronhas, colchas e outras peças para a vizinhança. Já vendi toda a minha primeira produção", comemorava a formanda Noemi Xavier Alves Galenno, de 36 anos, que antes do projeto chegou a trabalhar como recepcionista e operadora de caixa, mas parou por ganhar pouco e precisava cuidar de seus dois filhos. "Minha intenção é investir ainda mais e formar uma cooperativa com as minhas amigas de curso", revela.

Enquanto algumas sonham com seu próprio negócio, outras buscam no curso simplesmente resgatar sua autoestima e a capacidade de ser útil às pessoas, como Rita de Cássia Bezerra de Moura, de 53 anos, deficiente física formanda da Cidade Tiradentes. Ela superou as dificuldades de locomoção com cadeira de rodas: "Hoje me sinto outra pessoa, produzindo e sendo útil por meio da costura. Faço reparos em roupas para pessoas da minha família e da comunidade".

Mais formandos- O São Paulo Costurando o Futuro vai certificar mais 120 pessoas no próximo dia 21, quarta-feira, desta vez na região de Itaquera. A cerimônia acontecerá na sede do CEU Azul da Cor do Mar, à Rua Ernesto de Souza Cruz, 2.171 - Cidade AE Carvalho, às 15h.

Serviço:

- Inauguração do Projeto São Paulo Costurando o Futuro em São Mateus
Quando: 20/03 - às 15 horas
Onde: CEU Alto Alegre - Rua Bento Guelfi, s/nº - Jardim Laranjeira

- Formatura São Paulo Costurando o Futuro em Itaquera
Quando: 21/03 - às 15 horas
Onde: CEU Azul da Cor do Mar - Rua Ernesto de Souza Cruz, 2.171 - Cidade AE Carvalho