CAT registra 48% de aumento na procura de vagas nos três primeiros meses de 2012

Por: Gabriela Marquez

O mês de fevereiro registrou o menor índice de desemprego em 22 anos. Segundo pesquisas do Dieese e Seade, a taxa de desemprego na cidade de São Paulo foi de 9,1%. Porém, esse número contrapõe com os resultados apresentados pelo CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, da Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, sobre a quantidade de atendimento em todas as suas unidades. Nos três primeiros meses desse ano, o CAT registrou um crescimento de 48,35% na quantidade de atendimento aos trabalhadores que foram procurar emprego ou dar entrada no Seguro-Desemprego, em comparação com o mesmo período de 2011. Se for comparado ao último trimestre no ano passado, o aumento é de 25,51%.

Segundo o coordenador do Trabalho da Semdet, Fernando Cerqueira, março foi o mês em que ocorreu a maior procura de vagas no CAT, com mais de 122 mil atendimentos. "Houve um aumento visível não apenas no mês passado, mas também em janeiro e fevereiro”, completa. Para o coordenador, o índice maior na procura pelos serviços do CAT teve início quando da entrada em operação do sistema “MTE Mais Emprego”, implantado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, que permite o cadastro do trabalhador e do empregador pela internet. "Quando passamos a ter o sistema web, os cidadãos puderam visualizar as vagas pelo computador de casa, escritório, lan house e, com isso, ampliaram-se as opções de atendimento", explica Cerqueira, ressaltando que após a visualização das vagas, o cidadão deve obrigatoriamente dirigir-se a um posto para validar sua candidatura.

On-line- Os interessados em se cadastrar pelo sistema MTE Mais Emprego devem possuir no mínimo 14 anos de idade, ter e-mail e informar os números dos seguintes documentos: PIS/PASEP, CPF, RG e Carteira de Trabalho. O sistema oferece diversos serviços aos trabalhadores entre eles: realização de cadastro online, participação do processo de seleção de mão-de-obra, consulta de oportunidade de emprego e estágio e impressão do currículo.

Já os empregadores têm a possibilidade de realizar cadastro, disponibilizar vagas, buscar trabalhadores para as vagas cadastradas, consultar currículo de candidatos e selecionar para entrevistas, registrar o resultado de seleção de candidatos e fazer o acompanhamento do processo seletivo para suas vagas.

Além desses serviços, o sistema utiliza dados do CNIS e Caged para preenchimento dos cadastros e, com isso, diminui o processo de digitalização e o tempo de atendimento. Os trabalhadores podem consultar e concorrer às vagas de outras localidades e também mais de uma vaga simultânea, possibilidade de agendar data e hora do encaminhamento à empresa. O sistema permite ainda acesso às informações detalhadas da vaga e do trabalhador, permitindo ganho no processo de colocação, controle nacional do número de atendimento a trabalhadores inscritos, encaminhados, colocação, vagas captadas e empregadores registrados no Sine- Sistema Nacional de Empregos, trabalhador requerente do Seguro-Desemprego, estagiário, entre outros serviços.