CAT abre inscrições para novas turmas do Programa Desenvolvendo Talentos

Programa auxilia o candidato a desenvolver habilidades e a resgatar a motivação por meio do autoconhecimento. 70% dos que já participaram conseguiram novo emprego. Inscrições e encontros acontecem nos CATs

Por: Marta Régia Vieira

Segundo dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego feita pelo Dieese-Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o tempo médio que um profissional ficou, no ano passado, desempregado em busca de uma nova colocação no mercado variou de 5 a 12 meses, o que, para muitas pessoas, pode ser o limite para sua saúde financeira.

Visando reduzir esse tempo e também auxiliar o trabalhador a conhecer suas habilidades e resgatar sua motivação, por meio do autoconhecimento, a Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, criou o programa Desenvolvendo Talentos que já está em sua segunda fase, depois de ter alcançado resultados positivos na primeira etapa, ao recolocar no mercado de trabalho cerca de 70% dos participantes.

"Estamos expandindo o Programa para todos os postos do CAT para alcançarmos mais pessoas, principalmente nas regiões periféricas da cidade", ressalta o coordenador do Trabalho, da Semdet, Fernando Cerqueira. O coordenador explica que muitas pessoas não conseguem expressar, nos currículos, suas reais habilidades e experiências dificultando a identificação, por parte do empregador, de um possível talento. "Por isso, nossos psicólogos auxiliam os participantes durante os encontros, desenvolvendo o autoconhecimento para a obtenção de um trabalho que esteja de acordo com suas habilidades, além de técnicas de como elaborar um currículo e se comportar nos processos seletivos", salienta.

As inscrições acontecem em todas as unidades do CAT e as turmas serão montadas de acordo com a demanda de cada região. O Programa está dividido em seis módulos, desenvolvidos em nove encontros, sempre uma vez por semana, com duração de três horas por encontro, porém, se o candidato conseguir um emprego antes do término das nove semanas, não precisa continuar no grupo. Para participar é necessário ter acima de 16 anos e apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e número do PIS.

Os módulos abrangem temas como habilidades e competências, currículo, carta de apresentação, técnicas de procura de vaga, formulário de solicitação de emprego, entrevista de emprego, dinâmicas de grupo, marketing pessoal, noções de matemática, gramática/redação, testes psicológicos, além de empreendedorismo, cooperativismo e trabalho autônomo, que encerram os encontros.