Semdet capacita munícipes da região Oeste no setor de pizzaria

O projeto pretende capacitar, até o final desse ano, 520 munícipes no setor de pizzaria

Por: Gabriela Marquez


A Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a rede de pizzaria, Dídio Pizza, realizou a formatura de 30 alunos integrantes da quinta turma do Projeto de Qualificação Profissional no setor de pizzaria. O projeto oferece cursos e oportunidades a trabalhadores de todas as regiões da cidade para atuarem no segmento. Segundo o coordenador do Trabalho da Semdet, Fernando Cerqueira de Oliveira, a parceria busca qualificar trabalhadores em um dos setores que mais necessita de mão de obra qualificada, possibilitando que munícipes de diversas idades realizem o curso.

No projeto, os alunos participam de aulas teóricas sobre boas práticas de manipulação de alimentos, vigilância sanitária, equipamento, utensílios e instalações de cozinhas industriais, forno, montagem de pizzas e atendimento ao cliente. Segundo a nutricionista e consultora da rede de pizzaria, Angélica Padilha, a turma se mostrou muito interessada no assunto e assídua. "Essa, assim como as outras turmas que se formaram, se mostrou muito interessada em aprender as boas práticas dos alimentos e ansiosos para mexer com a massa", disse Angélica.

O formando Julio Cesar Ramos, 26 anos, ressaltou que o mais interessante do curso é ter uma noção mais abrangente sobre o assunto. "Achei interessante aprender sobre nutrição e higiene necessária para a preparação de alimentos". Já a formanda, Maria Aparecida dos Santos, 60 anos, declarou que o curso possibilitou sua qualificação profissional mesmo na terceira idade. "A iniciativa de não ter um limite de idade foi muito boa, pois é difícil encontrar cursos profissionalizantes gratuitos para pessoas da minha idade", disse Maria.

Assim também é o caso do formando Luiz Carlos Silva, 61 anos, que declarou os benefícios que o curso possibilitou na sua vida. "Desde que realizei o curso tive uma visão mais abrangente sobre o setor. Pretendo abrir minha própria pizzaria".

Os estudantes mais assíduos e que tiverem aproveitamento 100% do curso teóricos, participarão das aulas práticas que acontecerão do dia 17 a 19, na cozinha da Dídio Pizza, onde poderão ampliar conceitos que aprenderam na produção dos mais variados tipos de pizza. Os alunos ainda terão a possibilidade de contratação pela empresa ao final da capacitação, conforme a participação e desempenho durante o curso.