CAT na Brasilândia beneficia mais de 480 mil moradores da região

Por: Marta Régia Vieira

O bairro de Brasilândia, o mais populoso da Zona Norte da capital, pertencente à Subprefeitura da Casa Verde, acaba de ganhar um posto fixo do CAT - Centro de Apoio ao Trabalho, da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho. A iniciativa beneficia mais de 480 mil pessoas, além de atender trabalhadores dos bairros vizinhos, como Casa Verde, Perus, Pirituba, Cachoeirinha, entre outros.

A cerimônia de inauguração oficial aconteceu nesta quarta-feira, dia 16, na sede da Subprefeitura Freguesia do Ó/Brasilândia, onde o novo posto já atende desde segunda-feira. "Nos primeiros dias a unidade emitiu mais de 30 Carteiras de Trabalho, o que comprova a necessidade dos serviços do CAT nessa região", ressalta o coordenador do Trabalho, Fernando Cerqueira, que destaca, ainda, o elevado número de atendimentos que costumeiramente acontecem quando os CATs Móveis ou a Tenda do Trabalhador estão na região.

Para o secretário-adjunto da Semdet, Tito de Oliveira, a iniciativa facilita a vida do cidadão, evitando que as pessoas se desloquem até o centro da capital em busca de um emprego. "Esse é o nosso dever: prestar o melhor serviço, pois não há nada mais triste do que a pessoa não ter de onde tirar o sustento de sua família e não ter recursos para buscar uma nova oportunidade e o emprego possibilita uma qualidade de vida melhor", disse Oliveira.

É justamente nesse cenário em que vive o ajudante geral, Fábio Luiz de Paula, 46 anos, morador do bairro Brasilândia. Desempregado há seis meses, Fábio Luiz diz que foi várias vezes ao Centro em busca de uma oportunidade, mas não conseguiu nada. "Felizmente aqui fui inscrito em um programa da Semdet para participar de projeto de requalificação recebendo auxílio mensal", disse o ajudante que vai aguardar uma vaga para ser um dos beneficiários do POT-Programa Operação Trabalho, nos projetos Zeladoria de Praças, Travessia Segura, entre outros.

Já a jovem Érika Jesus da Silva, de 17 anos, chegou ao CAT Brasilândia em busca de seu primeiro emprego. "Moro aqui no bairro e achei muito boa a iniciativa desse CAT, pois antes tinha que ir lá na Lapa ou em Santana para procurar um emprego e agora está aqui, pertinho da minha casa", comemorava.

A unidade atende à av. João Marcelino Branco, 95, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, oferecendo serviços como intermediação de mão de obra, habilitação ao seguro-desemprego, oficinas de orientação para o trabalho, cursos de capacitação, programa Desenvolvendo Talentos, além da emissão de Carteira de Trabalho.