Curso de Empreendedorismo tem mais de 2 mil participantes em quatro meses

Meta de 1.200 pessoas capacitadas pelo Banco de Microcrédito São Paulo Confia estava programada para ser atingida em julho


O Banco de Microcrédito São Paulo Confia tinha como meta atingir, até julho, 1.200 munícipes no curso de Empreendedorismo pela Academia de Microfinanças, no entanto, já tiveram acesso às orientações para administrar um negócio já existente ou iniciar-se como empreendedor mais de 2 mil pessoas em quatro meses. O Curso Básico de Empreendedorismo visa minimizar a mortalidade precoce das empresas e é composto por 12 horas distribuídas nos módulos Controlar Seu Dinheiro, Técnicas de Vendas e Formação de Preço, Técnicas de Compras e Legislação sobre Microempreendedor Individual.


Ministrado pelos agentes de crédito do São Paulo Confia, os participantes têm oportunidade de sanar dúvidas para aplicação imediata no negócio. "A maioria das pessoas que sonham com uma empresa própria, não faz planejamento. É necessário ter conhecimentos básicos de administração. Um erro muito comum é aplicar os recursos do caixa na cobertura de despesas pessoais e não apenas no negócio. Outro equívoco é comprar mercadoria e 'chutar' um valor, imaginando que está lucrando 100%", explica o coordenador pedagógico da Academia de Microfinanças, Wanderley Rodrigues Júnior.


Para Roberto Tadeu Tangnole, proprietário de uma lavanderia na Zona Norte, que há um mês fez o curso, as orientações foram válidas e aplicadas. "Estou nesse segmento há mais de dez anos, mas nunca tinha tido acesso a esse tipo de orientação. O mais surpreendente foi descobrir que estabelecia preços de forma errada, sempre pensei que o lucro era maior, mas na realidade não e fui obrigado a rever minha tabela", afirma.


O curso de Empreendedorismo é gratuito. Para participar, basta ter mais de 18 anos e se inscrever nas agências do São Paulo Confia. Informações sobre endereços pelo 156 ou pelo portal www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho .