Feira do Trabalho recoloca 2 mil pessoas no emprego em 10 dias de atendimento

Por: Solange Borges

A Feira do Trabalho, promovida pela Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, realizada entre os dias 14 e 25 de maio, atraiu ao espaço montado no Vale do Anhangabaú, mais de 13.200 pessoas, em busca de serviços como seleção de emprego, emissão de Carteira de Trabalho, habilitação do seguro desemprego, além dos oferecidos pelos parceiros como os do INSS e Poupatempo. Somente o CAT - Centro de Apoio ao Trabalho encaminhou 7.654 pessoas para vagas de trabalho, sendo que 2 mil conquistaram o registro na Carteira de Trabalho.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Marcos Cintra, eventos que agregam diversos serviços à população facilitam a vida das pessoas e promovem a cidadania. "O novo formato da Feira do Trabalho tornou o evento dinâmico, pois colocou o candidato em contato direto com os empregadores, otimizando o tempo de ambos, que contaram com apoio dos nossos profissionais especializados em recursos humanos", salienta.
A presença de empresas, que fizeram no próprio local seleção e contratação de profissionais, mostrou-se efetivo como a Sodexo que considerou positiva a participação. "Trouxemos vagas operacionais e para inclusão de pessoas com deficiência, além do Jovem Aprendiz. É uma oportunidade dos candidatos saberem do potencial de nossa empresa que presa pela diversidade", afirmou a responsável pelo projeto de Recursos Humanos, Cristiane Santos.

Empresas como Pão de Açúcar, Mc Donalds e Zafer foram algumas das participantes que proporcionaram opções aos candidatos com vagas em diversos segmentos. "Os resultados alcançados nesta edição superaram todas as nossas expectativas, principalmente, no número de trabalhadores que foram colocados no mercado de trabalho, comprovando a efetividade da aproximação de trabalhadores e empregadores. Por meio de contato direto, proporcionamos maior assertividade dos encaminhamentos. Esse modelo nos sinaliza que na terceira edição tentaremos agregar maior número de empregadores, ofertando milhares de oportunidades de emprego", afirma o coordenador do Trabalho, Fernando Cerqueira.

O coordenador ressalta ainda os mais de 7 mil atendimentos realizados pelos parceiros como o Banco de Microcrédito São Paulo Confia, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil e Secretaria Municipal de Saúde, entre outros como fundamental para incrementar o evento. "Conseguimos com isso agregar diversos serviços aos trabalhadores, integrando assim várias ações de grande importância para os trabalhadores da cidade, que também puderam se capacitar no local com os cursos oferecidos".