Semdet abre mais 30 vagas em Itaquera para curso de qualificação no setor de pizzarias

Na última segunda-feira, dia 18, 65 pessoas da 8ª turma receberam certificado de conclusão do curso teórico e iniciam nesta terça-feira,19, as aulas práticas

Por: Marta Régia Vieira

A Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, em parceria com a rede Dídio Pizza, vai inscrever, entre os dias 21 e 26 de junho, candidatos interessados em participar da nona turma do curso de Qualificação no Setor de Pizzarias, que acontecerá em Itaquera, Zona Leste da capital.
Esta é a segunda vez que o curso contempla a região de Itaquera e oferece 30 vagas para pessoas desempregadas, maiores de 18 anos, com pelo menos o ensino fundamental incompleto, que não tenham experiência na área de cozinha de pizzarias e que tenham interesse no ramo alimentício. Não há limite de idade para se inscrever e para isso, a pessoa deve comparecer à unidade do CAT Itaquera, à rua Gregório Ramalho, 12, entre 7h e 18h, munido de RG, CPF, Carteira de Trabalho e nº do PIS.


As aulas teóricas acontecerão no mesmo endereço, entre os dias 2 e 6 de julho, no período da manhã (das 9h às 12h), quando as nutricionistas da Dídio Pizza falarão sobre noções de manipulação de alimentos, vigilância sanitária, higiene pessoal e ambiental, controle de pragas, compras, recebimento e armazenamento, além de regras de segurança do trabalho.


Os mais assíduos nessa primeira etapa e que tiverem aproveitamento de 100%, participarão das aulas práticas na sede da Dídio Pizza, na Lapa, com duração de três dias, onde poderão aplicar os conceitos que aprenderam na produção dos mais variados tipos de pizzas.


A parceria já formou 278 pessoas sendo que a rede Dídio Pizza já contratou alguns e ainda tem muitas vagas para novas franquias que serão inauguradas em várias regiões da cidade, ao longo do ano. Porém, a certificação abre, também, outras portas em uma das mais de 4 mil pizzarias existentes na cidade ou mesmo para iniciar negócio próprio.


Aulas práticas - Começam nesta terça-feira, 19, as aulas práticas de 65 alunos da oitava turma do curso, que aconteceu na semana passada, no CAT Luz. Os formandos receberam o certificado de conclusão da parte teórica em cerimônia ocorrida nesta segunda-feira, 18. "Eu vim de Vitória, no Espírito Santo, para fazer esse curso e agora estou ansioso por colocar a mão na massa", disse o contador formado e ex-funcionário de uma empresa de energia elétrica em Vitória, Inácio José da Cruz, de 54 anos.


O aluno conta que se mudou de São Paulo há quase 30 anos, mas agora quer voltar para a cidade que, segundo ele, oferece muito mais oportunidades para quem tem mais de 50 anos, como ele. "Quando busco um emprego, as empresas dizem que meu currículo é excelente, mas não me dão a oportunidade. Como sempre gostei do ramo alimentício, montei uma cantina em Vitória, mas, não deu certo. Quando soube do curso pela televisão, decidi voltar de vez para a minha cidade, São Paulo", destaca Inácio.


Histórias de recomeço, superação e criatividade não faltam entre os formandos. O ex-segurança e motofretista Eduardo Francisco, de 42 anos, é um exemplo. "Adquiri leptospirose há dois anos, enfrentando enchentes com minha moto. Fiquei internado de 2009 a 2011 submetido a traqueostomia até meu pulmão voltar a funcionar. Fiz muita fisioterapia e agora estou recomeçando e vi nesse curso uma oportunidade de ter uma nova profissão", conta.


Já para a comerciante Zulma Leda Pegolo, de 51 anos, a oportunidade é de colocar em prática um velho sonho: fazer pizza orgânica. "Eu sempre trabalhei com sustentabilidade, pensando no meio ambiente, e agora, quero abrir uma pizzaria em Ilha Bela (litoral paulista), para onde vou me mudar, e plantar tudo o que eu vou usar para fazer minhas empadas e pizzas orgânicas", diz.

Serviço:
Inscrições para a 9ª Turma do Curso de Qualificação no Setor de Pizzarias
Quando: de 21 a 26/06
Onde: CAT Itaquera - Rua Gregório Ramalho, 12 - das 7h às 18h (de segunda a sexta-feira)