CAT comemora sete anos e o atendimento de mais de 4,6 milhões trabalhadores paulistanos

Desde 2005 até o último mês de maio, 384.308 pessoas conseguiram recolocação no mercado de trabalho por meio do CAT que está em todas as regiões da cidade com seus postos fixos, móveis e Tendas do Trabalhador

Por: Marta Régia Vieira

Amanhã, sexta-feira, dia 22, o CAT-Centro de Apoio ao Trabalho, da Semdet-Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, completa sete anos de sua criação. Desde a inauguração de sua primeira unidade, em Interlagos, quando começou a prestar serviços, muita coisa mudou: hoje são 31 postos que já atenderam juntos, mais de 4,6 milhões de trabalhadores nos diversos serviços e já recolocaram 384.308 trabalhadores no mercado de trabalho.

Para o coordenador do Trabalho e dos CATs, da Semdet, Fernando Cerqueira, nesses sete anos, o órgão consolidou-se como referência na oferta de emprego na cidade, atuando como um termômetro do mercado de trabalho paulistano. "No primeiro ano do CAT tínhamos quatro postos: Interlagos, Itaquera, Lapa e Santana. Ao longo desses anos, crescemos e nos modernizamos saltando para 31 postos, sendo 21 fixos e 10 móveis, atendendo o trabalhador em todas as áreas, desde a emissão da carteira de trabalho até a sua colocação nas empresas ou a formalização de sua microempresa", ressalta.

O coordenador destaca que o fato de os CATs estarem sempre perto da população, ouvindo os anseios dos cidadãos, foi o principal fator da multiplicação e agilização dos serviços nesses últimos sete anos. "Nos modernizamos para atender o trabalhador de forma mais ágil e completa, por isso, promovemos a instalação do serviço de autoatendimento nos principais postos do CAT; passamos a oferecer cursos de capacitação e qualificação para auxiliar o cidadão a conquistar um novo emprego; facilitamos para que o trabalhador possa negociar suas dívidas por meio do Pacet-Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador; e agora, recentemente, também passamos a realizar a formalização dos MEIs-Microempreendedores Individuais, fechando um ciclo no atendimento às necessidades do trabalhador".

Para o auxiliar operacional da empresa Zafer, Diego Olívio da Silva, a concentração dos serviços em um posto como o CAT facilita muito a difícil tarefa dos candidatos de buscar uma vaga no mercado. "Acho ótimo poder encontrar tudo em um único lugar, pois antes comprava jornal ou ficava na Internet procurando um emprego e com o CAT, posso fazer tudo lá, tanto que pela segunda vez consegui um emprego pelo CAT. Acho muito bom o serviço", diz.

Perto do cidadão - Estar mais perto da população carente sempre foi a principal meta do CAT, por isso, em 2010, foram lançadas duas estratégias visando levar os principais serviços do CAT até a periferia, facilitando a vida do cidadão: o CAT Móvel e a Tenda do Trabalhador. São sete unidades do CAT Móvel que se revezam ao longo de uma quinzena em todas as regiões da cidade, além da participação em eventos sociais aos finais de semana. O CAT Móvel já atendeu 116.860 cidadãos desde 2010 até maio deste ano. Neste mesmo período, as três Tendas do Trabalhador atenderam 60.474 paulistanos permanecendo por períodos superiores a um mês em locais de grande concentração de público.

Outra estratégia que aproximou ainda mais os serviços dos CATs dos cidadãos foi a instalação de postos nas subprefeituras locais, como as recém-inauguradas Jaçanã/Tremembé, Vila Maria e Brasilândia.

Os principais e mais procurados serviços oferecidos pelos CATs, além da intermediação de mão de obra, são: emissão de carteira de trabalho (163.945 documentos já foram emitidos entre 2009 e 2012); habilitação ao Seguro-Desemprego (790.723 trabalhadores foram atendidos); conciliações por meio do Pacet (12.778 acordos firmados, limpando o nome do trabalhador desde 2008 até hoje); inscrições no Programa Jovem Cidadão (16.119 jovens foram inscritos em quatro anos); inscrições para o programa Inclusão Eficiente (20.053 inscritos em sete anos); formalização do MEI (16.009 empreendedores atendidos em um ano); além de inscrições para cursos de orientação profissional, capacitação e qualificação por Programas como o Bolsa Trabalho e Operação Trabalho, da Semdet e outros em parceria com instituições e organizações sociais, os quais já formaram para o mercado de trabalho quase 37 mil pessoas.

Para ser atendido em um dos postos fixos, móveis ou nas Tendas do Trabalhador, o trabalhador deve comparecer munido de CPF, RG, Carteira de Trabalho e número do PIS - caso o interessado não tenha número do PIS, ele será gerado a partir do seu primeiro atendimento no posto. Os endereços das unidades e mais informações podem ser obtidos no site: www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho, Facebook ou pelo telefone 156.