Bolsistas do Sintonia Cidadã participam da Rio+20 e multiplicam conhecimento no Jd. Lapenna

Por: Regina Ramalho

Jovens bolsistas do curso Sintonia Cidadã, da Fundação Tide Setubal, fruto de parceria com a Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, realizaram registros da "Cúpula dos Povos" durante a Rio+20. Durante os debates, estudantes captaram imagens de vídeo e fotos, fizeram entrevistas e registraram suas percepções no Twitter da Fundação como forma de dividir suas percepções com a comunidade.

 

O educador comunitário, responsável pelo projeto Sintonia Cidadã, José Luiz Adeve, o Cometa, explicou como foi o processo de preparação. "Foram semanas de preparativos para a realização da cobertura no Rio de Janeiro. Os estudos contemplaram todo o processo histórico da ECO92 até a Rio+20, além da contextualização das questões de sustentabilidade da própria comunidade do Jardim Lapenna, em São Miguel", explicou Cometa.

 

Muitos dos jovens participantes jamais tinham viajado para outro Estado, antes desta oportunidade oferecida pela Fundação Tide Setubal. Esse é o caso do bolsista, Alexander Batista de Oliveira, 18 anos. "Não conhecia o Rio de Janeiro antes de ir cobrir a Cúpula dos Povos. Foi uma experiência única surreal”, afirmou Oliveira.

 

Outro fator destacado pelos jovens foi a oportunidade de estar perto de outras raças, culturas e etnias. "Uma coisa que não tinha a menor noção era da importância da população Indígena", conta Wagner Silva de Oliveira. "Em um dos debates pude conhecer de perto o drama que vive essa população, que corre risco de extinção", disse.

 

Todo o material colhido pelos jovens enquanto participavam da Rio+20, está sendo editado e, em breve, vai virar matéria de pauta da Rádio São Miguel no Ar, do jornal a "Voz do Lapenna" e também da TV de Rua comunitária. "A proposta é fazer com que as comunidades se interessem e se sintam parte de tudo, o que já está acontecendo no resto do mundo", afirma Wagner Oliveira.