Oficina gratuita do CAT ensina ao trabalhador técnicas para reconhecer e ampliar suas aptidões

Por: Regina Ramalho


Na próxima quarta-feira, dia 18, às 09h, o CAT- Centro de Apoio ao Trabalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, realiza oficina gratuita do programa Orientação para o Trabalho, criado pela equipe técnica do CAT desde 2009. O programa visa auxiliar pessoas desempregadas na busca do auto conhecimento e na avaliação do mercado de possibilidades para a reinserção profissional ou até mesmo na descoberta de aptidões que possam torná-lo um empreendedor ou trabalhador autônomo, por intermédio de técnicas desenvolvidas em oficinas e também durante os atendimentos individualizados.

A cada semana a oficina aborda um tema diferente, pautados nas principais dúvidas que as pessoas têm na hora de procurar um trabalho. Nessa quarta-feira a oficina vai abordar o reconhecimento das aptidões que muitas vezes a pessoa nem sabe que possui, como por exemplo a vocação para organização e liderança, muito presentes em líderes comunitários, pessoas engajadas em crenças religiosas, esportes e trabalhos voluntários.

A oficina traz dicas de como explorar e demonstrar essa aptidões, no momento de uma entrevista de emprego e, também, como abordar essas experiências na montagem do currículo.

Para participar é necessário ter 16 anos completos, apresentar Carteira de Trabalho, RG, CPF, número do PIS (se não tiver o número do PIS, o mesmo será gerado no ato de atendimento no CAT) e estar no mínimo 30min antes do início em um dos seguintes postos que estarão oferecendo a oficina: Itaquera, Itaim Paulista, Penha, São Mateus I, São Miguel Paulista, Santana, Luz, Jabaquara, Interlagos, Lapa I e nas Tendas do Trabalhador. Os endereços dos postos e outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Munícipe no número 156 ou no site www.prefeitura.sp.gov.br/trabalho .