Beneficiários do Travessia Segura participam de projeto para ingressar no mercado de trabalho

Por: Regina Ramalho

A equipe de multiprofissionais e especialistas técnicos da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, montou um treinamento piloto, que está sendo aplicado no Centro Público de Formação Profissional, que funciona dentro das instalações do CAT Interlagos para 30 beneficiários do projeto Travessia Segura. O objetivo é aumentar as chances dos participantes de retornarem ao mercado de trabalho, após o término do projeto.

São dez encontros, sempre às segundas-feiras, com duração de quatro horas. No treinamento, os participantes trabalham seu autoconhecimento, técnicas de como se comportar em um processo seletivo, lições de cidadania e a importância do seu trabalho para a sociedade.

Juliana Pereira de Carvalho, 23 anos, beneficiária do POT- Programa Operação Trabalho, conta como se sentia antes do treinamento. "Era muito tímida. Tinha parado de estudar e estava meio sem rumo. Durante o treinamento, passei a me sentir diferente, mais motivada e confiante", explica. "Anoto tudo que as facilitadoras falam, inclusive, os títulos dos livros para ler depois e, no próximo ano, pretendo voltar a estudar e, quem sabe, cursar administração de empresa", planeja Juliana.

José Saturnino, 64, ressaltou seu orgulho em contribuir para sociedade, auxiliando a salvar vidas. "Nunca tinha me sentido tão acolhido por uma ação pública. Agora, também me sinto valorizado, enquanto cidadão e vou utilizar as informações das facilitadoras para reciclar meu currículo", diz Saturnino.

Método- Os beneficiários do projeto Travessia Segura participam de atividades lúdicas, oferecidas de modo a facilitar o diálogo sobre temas, que contribuem para o ingresso ou retorno dos participantes ao mercado de trabalho. No primeiro eixo, os integrantes têm reunião de acolhida, no segundo trabalham o reconhecimento de sua identidade social, percebem de que maneira a atividade que estão realizando contribui para a melhoria da vida em sociedade e nos demais encontros vão sendo preparados para a conquista da autonomia após a participação no POT.